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Grupo Pátria vence leilão e garante concessão de rodovias no PR

Foto: Kauane Neitzel
A Gestora de Investimentos Pátria, em consórcio com grupos locais, ofereceu um desconto de 18,25% em relação ao preço base de R$ 0,10 por km.

A Gestora de Investimentos Pátria saiu vitoriosa no leilão do Lote 1 da nova concessão rodoviária do Paraná, realizado hoje na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

O grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) arrematou o Lote 1 com desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão, de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 na pista simples.

Isso representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).

“É o começo de uma nova história no Paraná, com um contrato muito mais modernos, preços justos e um grande pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul”, disse Ratinho Junior. “Nós encerramos um capítulo triste com as antigas concessões e agora estamos começando uma modelagem muito mais segura e inovadora”.

Esse novo lote atravessa diretamente 18 cidades (Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo) que reúnem 3,06 milhões de habitantes, segundo o último Censo.

A concorrência acirrada envolveu 473 km de importantes vias federais e estaduais que interligam Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais.

Duas empresas se destacaram nessa disputa: a Gestora de Investimentos Pátria, que formou um consórcio com grupos locais, e a EPR, uma empresa composta pela parceria entre a Equipav e a gestora Perfin. Ambas apresentaram propostas competitivas, porém, no final, a Pátria levou a melhor.

A proposta da Gestora de Investimentos Pátria se destacou ao oferecer um desconto de 18,25% em relação ao preço base estabelecido em R$ 0,10 por quilômetro de rodovia. Esse desconto expressivo reforça o compromisso da empresa em assumir a responsabilidade pela gestão e melhorias das rodovias concedidas.

O evento contou com a abertura dos envelopes contendo as propostas de desconto e a revelação das empresas e consórcios habilitados para participar da concorrência. A Gestora de Investimentos Pátria foi confirmada como a vencedora, sendo então designada para investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção nos trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 ao longo dos próximos 30 anos.

A responsabilidade não se limita apenas a melhorias estruturais. A Gestora de Investimentos Pátria também assumirá custos operacionais significativos, estimados em cerca de R$ 5,2 bilhões durante o período de concessão. Esse montante cobre uma gama de serviços essenciais, desde atendimento médico e serviços mecânicos até a criação de pontos de descanso para caminhoneiros e a implementação de um sistema de balanças de pesagem.

A cobertura completa desse importante evento foi realizada pelo portal Boca no Trombone em parceria com o jornal Folha de Irati, com a jornalista Kauane Neitzel diretamente de São Paulo, trazendo todos os detalhes e desdobramentos do leilão do Lote 1 da concessão rodoviária paranaense.

Leia também: Começa o leilão para nova concessão de rodovias do Paraná


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

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