SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Gleisi destaca investimentos federais em saúde e reforça parceria com Ponta Grossa

A ministra destacou que a construção do bunker para radioterapia da Santa Casa de Ponta Grossa é resultado de uma união de esforços entre Governo Federal, Itaipu Binacional, emendas parlamentares e o Sistema Único de Saúde (SUS)

Gleisi destaca investimentos federais em saúde e reforça parceria com Ponta Grossa
Igor Rugilo/BnT
Publicidade

Durante  visita ao canteiro de obras do novo setor de Radioterapia da Santa Casa, nesta sexta-feira (29) em Ponta Grossa, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou os investimentos do Governo Federal na área da saúde e afirmou que as ações voltadas à população devem estar acima das diferenças políticas entre as lideranças locais e nacionais.

Ao ser questionada sobre a articulação do Governo Federal com lideranças da região dos Campos Gerais, considerada por muitos uma área historicamente mais alinhada a grupos políticos de oposição, a ministra ressaltou que posicionamentos políticos fazem parte da democracia, mas que o foco principal deve ser a entrega de resultados à população.

Gleisi lembrou que o Governo Federal tem destinado recursos para fortalecer a saúde pública desde o início da atual gestão. Segundo ela, a recomposição do piso da saúde permitiu ampliar investimentos em diversas regiões do país.

“Quando nós assumimos o governo, a área da saúde estava muito fragilizada. Reestabelecemos o piso nacional da saúde e ampliamos significativamente os recursos para o setor, o que possibilitou investimentos importantes como os que estamos vendo aqui hoje”, afirmou.

A ministra destacou que a construção do bunker para radioterapia da Santa Casa de Ponta Grossa é resultado de uma união de esforços entre Governo Federal, Itaipu Binacional, emendas parlamentares e o Sistema Único de Saúde (SUS), que será responsável pelo custeio do atendimento.

Além do novo centro de tratamento oncológico, Gleisi citou outros projetos previstos para o município, incluindo a futura Policlínica Regional, que classificou como um “mini-hospital” para atendimento da população dos Campos Gerais. Ela também mencionou investimentos em unidades básicas de saúde, renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a ampliação do programa Mais Médicos.

De acordo com a ministra, Ponta Grossa está entre os municípios que mais receberam profissionais por meio do programa federal. “Hoje temos cerca de 70 médicos atuando na cidade através do Mais Médicos”, destacou.

Gleisi também enfatizou a importância da atuação conjunta entre diferentes esferas de governo para enfrentar desafios na área da saúde. Durante a visita à Santa Casa, ela esteve acompanhada do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, além de representantes da Santa Casa e da Prefeitura de Ponta Grossa.

Ao comentar sobre o tratamento oncológico, a ministra afirmou que a ampliação da estrutura permitirá oferecer atendimento mais próximo dos pacientes da região. “O tratamento do câncer é um momento muito difícil para as famílias. Ter acesso a um atendimento digno e próximo de casa é fundamental. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o Sistema Único de Saúde para garantir esse atendimento à população”, concluiu.

Leia também Com presença de Flávio Bolsonaro, Sergio Moro lança pré-candidatura ao Governo do Paraná

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →