SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

Gleisi Hoffmann confirma saída do governo para disputar vaga no Senado

O anúncio foi feito durante o seminário “Brasil pela Vida das Meninas e Mulheres”, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, e organizado pelo Conselhão

Gleisi Hoffmann confirma saída do governo para disputar vaga no Senado
Marcelo Camargo/AB
Publicidade

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, confirmou nesta quarta-feira (4) que deixará o cargo no dia 31 de março, seguindo o calendário eleitoral, para disputar uma vaga no Senado Federal.

Segundo a ministra, quem assumirá a pasta será Olavo Noleto, atual secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão.

O anúncio foi feito durante o seminário “Brasil pela Vida das Meninas e Mulheres”, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, e organizado pelo Conselhão. O evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para discutir ações de enfrentamento à violência contra mulheres.

Durante o encontro, Gleisi destacou que o combate ao feminicídio precisa ser tratado como prioridade nacional. Segundo ela, cerca de 13% das vítimas de feminicídio no país possuíam medidas protetivas quando foram mortas, o que levanta questionamentos sobre a efetividade dessas decisões judiciais.

A ministra também defendeu a necessidade de discutir formas de garantir a aplicação imediata dessas medidas e ampliar a proteção às mulheres em situação de risco.

Gleisi Hoffmann afirmou ainda que, apesar de avanços na presença feminina em espaços de poder, as desigualdades entre homens e mulheres ainda são significativas no Brasil.

“É um problema cultural da nossa sociedade, que vem da educação. Não tem 100 anos que as mulheres entraram no mundo público e da iniciativa privada e que saíram das suas casas para entrar em empresas, na área política. O voto é da década de 1930 e ainda assim começou muito pequeno e com grande resistência”, afirmou.

Segundo ela, historicamente a mulher foi tratada como extensão da propriedade do marido.

“O Código Civil dizia isso até pouco tempo atrás. A mulher tinha que pedir permissão para tudo: para sair, para estudar, para fazer outras coisas. O papel dela era ficar em casa no cuidado”, acrescentou.

A ministra explicou ainda que o seminário faz parte das primeiras ações do Pacto Brasil entre os Três Poderes, iniciativa lançada em fevereiro para fortalecer o enfrentamento ao feminicídio e outras formas de violência contra mulheres.

O pacto reúne Executivo, Legislativo e Judiciário e tem como foco ampliar políticas de prevenção, proteção, responsabilização e garantia de direitos, além de fortalecer a rede de atendimento às vítimas.

Seminário reúne autoridades e sociedade civil

O evento do Conselhão reuniu representantes do setor público, da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil ao longo desta quarta-feira.

Entre os participantes esteve Maria da Penha Maia Fernandes, ativista brasileira que dá nome à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), principal instrumento jurídico de combate à violência doméstica no país.

Maria da Penha se tornou símbolo da luta contra a violência após sobreviver a duas tentativas de feminicídio e atuar pela responsabilização do agressor.

Como denunciar violência contra a mulher

Em casos de violência contra a mulher, o governo federal orienta que a denúncia seja feita pelo Ligue 180, canal gratuito de atendimento que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

A Central de Atendimento à Mulher oferece orientação, acolhimento e encaminhamento das denúncias, podendo ser acessada também pelo WhatsApp (61) 99610-0180.

Em situações de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190. (As informações são da Agência Brasil)

Leia também Furto de celular e roubo podem ter penas maiores após decisão do Senado

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →