Paraná Política

Governo do Paraná ofertou mais de 8 mil vagas de emprego

O Paraná chegou ao primeiro semestre de 2022 com o menor índice de desemprego em sete anos, com 6,1%, 3,1 pontos percentuais menor do que o indicador nacional, que está em 9,3%. Com esse índice, o Estado se aproxima cada vez mais do chamado pleno emprego ou taxa de desemprego natural, quando toda a população economicamente ativa está encaixada no mercado de trabalho (esse indicador é entre 4% e 6%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pelo IBGE.
O Estado também encerrou 2021 com a maior geração de emprego dos últimos 18 anos para um consolidado de 12 meses, com saldo de 172 mil. O resultado é reflexo dos investimentos e também da ação coordenada das 216 Agências do Trabalhador, o sistema que mais gera novos contratos de trabalho no País.
Para apoiar esse movimento, o governo Ratinho Junior promoveu qualificação profissional. O programa Carretas do Conhecimento, por exemplo, que oferta cursos gratuitos desenvolvidos em unidades móveis, formou 5.500 mil paranaenses desde 2019.
No período, foram ofertados mais de 8.400 mil vagas em diversos cursos de profissionalização, em 209 municípios. O programa é uma parceria com Volkswagen, Fundação Volkswagen e Senai Paraná. 
Outra iniciativa do Governo do Estado foi o Recomeça Paraná, programa desenvolvido nas Agências do Trabalhador e que auxilia aqueles com perfil empreendedor. São disponibilizadas linhas de microcrédito produtivo, orientado, por meio de uma parceria com a Fomento Paraná.

[RELACIONADAS]
“Investir em programas de qualificação profissional, como as Carretas do Conhecimento e o Recomeça Paraná, permite melhorar os nossos índices de empregabilidade. Trabalho é o maior programa social que a pessoa pode receber, por isso toda a equipe de Governo do Estado está orientada, desde o início, a atuar nesta direção”, disse o governador Ratinho Junior. 
As Carretas do Conhecimento são escolas móveis que contam com infraestrutura completa para promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional, voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. Além de espaços para aulas teóricas, as unidades contam com laboratórios e oficinas destinados a atividades práticas.

“Trata-se de um dos maiores programas de mobilidade social que leva gratuitamente cursos rápidos de qualificação para o trabalhador ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, explicou Ratinho Junior.

No período, foram ofertados diversos cursos, entre eles Automação Básica, com noções de Pneumática e Hidráulica; Panificação; Elétrica Residencial; Manutenção de Motocicletas; Mecânica Automotiva; Elétrica Automotiva; Mecânica Básica; Refrigeração; Corte e Costura; Eletricidade Predial e Manutenção de Ar Condicionado.
Já o Recomeça Paraná ofertou 4.500 vagas para aperfeiçoar as habilidades empreendedoras de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover a melhoria da renda familiar. O Programa destina até R$ 900,00 para cada participante que concluir o curso composto de três módulos, a partir de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR).

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa