Campos Gerais Destaque

Historiador jaguariaivense prepara livro em comemoração ao bicentenário de Jaguariaíva

FB_IMG_1682519179175 Boca no Trombone

O historiador jaguariaivense, Rafael Gustavo Pomim Lopes, vice-presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais e Diretor Municipal de Turismo, tem trabalhado nos últimos anos na organização de livro que fará parte da celebração dos 200 anos do município, em 15 de setembro, mês do aniversário de Jaguariaíva, quando a obra deverá ser lançada. Apaixonado pela história local, Rafael trabalhou de forma a presentear sua terra natal com uma obra que resgata vários eixos que fizeram e fazem parte da história jaguariaivense.

Rafael explica que o projeto está em andamento há cinco anos, mas começou a ser colocado em prática em 2021, quando pessoalmente convidou mais de 30 pessoas, em sua maioria profissionais da área com excelentes currículos para participar, juntos, deste projeto. “Buscamos um diferencial em apresentar a escrita da história de Jaguariaíva pela mão de historiadores profissionais e com amplo conhecimento na temática”, explica Rafael. “Os leitores poderão encontrar no livro registros inéditos, como por exemplo, a história da televisão na cidade ou a história da CIANÊ e da PISA (hoje BO Paper), nunca antes divulgada em uma obra desta envergadura”, finaliza o historiador.

O livro será divido em onze eixos temáticos: Vida Material – Origens e Formação; Cultura e Comportamento; Comunicação; Educação; Esporte e Lazer; Memória e Natureza; Patrimônio Cultural, Identidade e Representação; Religião e Espiritualidade, Saúde e Assistência Social; Sociedade e Política; Trabalho e Industrialização.

Leia também: Piraí do Sul conhece os destaques do xadrez 2022 e os novos integrantes do Hall da Fama

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica