Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o Ministério Público do Paraná obteve a condenação de um homem denunciado por tentativa de extorsão mediante sequestro. O crime ocorreu no dia 11 de abril deste ano, e a sentença, que respondeu a ação penal proposta pela 8ª Promotoria de Justiça da comarca, fixou uma pena de oito anos, três meses e quatro dias de reclusão.
Na data do crime, o réu, agora condenado, abordou a vítima, uma médica, quando ela deixava o local de trabalho, uma clínica no centro da cidade, perseguindo-a e tentando imobilizá-la com um golpe de mata-leão e com uma arma de choque. O crime não se consumou porque populares que ouviram os gritos de socorro da vítima contiveram o agressor, que foi preso em flagrante com a chegada de uma equipe policial.
Durante o atendimento à ocorrência, verificou-se que o veículo do denunciado, dentro do qual ele havia esperado por cerca de duas horas a vítima sair da clínica, estava equipado com um sistema de abraçadeiras de nylon no banco traseiro, que possivelmente seria utilizado para manter a vítima amarrada. O carro estava sem placas e com películas escuras em todos os vidros.
A intenção do cometimento do crime de extorsão mediante sequestro ficou demonstrada a partir das investigações sobre o caso, já que o denunciado possuía muitas dívidas e conhecimento prévio do patrimônio da vítima, bem como de sua rotina e dinâmica de trabalho.
O réu, que estava preso preventivamente a pedido do Ministério Público desde a época do crime, irá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. Da sentença, ainda cabe recurso.