Os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) alcançaram um recorde histórico em agosto de 2024, com a realização de 789 procedimentos cirúrgicos. Este número inclui cirurgias no Hospital Geral e no Hospital Universitário Materno-infantil (Humai), que atende a 28 municípios da Região dos Campos Gerais. A conquista foi possível graças ao empenho das equipes e aos investimentos em equipamentos e tecnologia nos centros cirúrgicos.
A diretora-geral do HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, celebrou o marco e destacou a redução no tempo de espera como prioridade. O aumento do número de cirurgias foi possível devido à ampliação das equipes, mudança na cultura de atendimento e o funcionamento estendido das salas cirúrgicas. Segundo a coordenadora do bloco cirúrgico, Karolline Dote Fernandes, mais de 115 profissionais atuam diariamente para garantir o atendimento gratuito à população pelo SUS.
Desde março de 2024, o HU-UEPG vem mantendo altos números de cirurgias, sempre superando as 700 operações mensais. Em agosto, foram realizadas 585 cirurgias no Hospital Geral, enquanto o Humai registrou 101 cirurgias pediátricas, 103 cesarianas e outros 55 procedimentos obstétricos.
Além disso, os hospitais são referências em várias especialidades cirúrgicas, como ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia e vascular. Para atingir o recorde, o setor de cirurgias contou com o apoio de uma equipe multiprofissional, que coordenou consultas, exames, agendamentos e todo o processo necessário para a realização dos procedimentos, tanto eletivos quanto de emergência.
Cristiano Klimiont, responsável pelo setor de agendamentos, destacou o trabalho minucioso de organização para garantir que todos os procedimentos fossem realizados com segurança e dentro do cronograma, reduzindo absenteísmo e melhorando a eficiência dos serviços prestados.
Os HU-UEPG continuam firmes no compromisso de atendimento gratuito e de qualidade, mantendo o status de hospital-escola e referência em saúde para Ponta Grossa e toda a região.
Leia também: Qualidade do ar melhora em Ponta Grossa após chuvas