Esportes

Inscrições abertas para o Circuito Regional de Xadrez Escolar 2025

O circuito terá cinco etapas ao longo do ano, com datas e locais a serem definidos pela organização Boca no Trombone O circuito terá cinco etapas ao longo do ano, com datas e locais a serem definidos pela organização
SEED/RE Umuarama
O circuito terá cinco etapas ao longo do ano, com datas e locais a serem definidos pela organização

O Circuito Regional de Xadrez Escolar (Crexe) 2025 está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Paraná. O evento, que chega à sua 18ª edição, é uma das principais competições estaduais de xadrez e será realizado pelo Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e da Secretaria de Estado do Esporte (Sees-PR).

A primeira etapa da competição ocorrerá no dia 11 de abril, no Ginásio de Esportes de Douradina, localizado na região Noroeste do Estado. O Crexe tem como objetivo promover a prática do xadrez entre os estudantes, um esporte que contribui para o desenvolvimento de habilidades como estratégia, disciplina, tolerância e respeito ao adversário.

Inscrições e Expectativa de Participação

As inscrições para o Crexe 2025 são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (4) através do site oficial do evento. A organização do circuito espera reunir cerca de 300 enxadristas em cada etapa. Podem participar estudantes matriculados em escolas de todo o Paraná, divididos em categorias masculinas e femininas, de acordo com a faixa etária. Cada instituição de ensino pode inscrever até oito estudantes por categoria.

Premiação e Categorias

Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas, e ao final do circuito, os cinco melhores pontuadores em cada categoria também serão premiados. Além disso, as três escolas com maior somatória de pontos serão agraciadas com troféus.

Desenvolvimento e Inclusão

O Crexe não se limita apenas à competição, mas também visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver seu protagonismo e ampliar seus horizontes. Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o evento se consolidou ao longo dos anos como um espaço importante para o aprendizado e o esporte no Estado. “O Circuito Regional de Xadrez Escolar é uma excelente oportunidade para estudantes de todo o Paraná praticarem um esporte de estratégia e desenvolverem habilidades essenciais para a vida”, afirmou.

Histórico de Sucesso

Desde a sua criação, em 2005, o Crexe já contou com quase 30 mil inscrições e realizou mais de 150 mil partidas de xadrez. O evento revelou diversos talentos que se destacaram em competições estaduais e nacionais, como os Jogos Escolares do Paraná, os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos do Paraná. Além disso, enxadristas que passaram pelo Crexe conquistaram boas colocações no Campeonato Paranaense de Menores, Campeonato Brasileiro de Xadrez e Copa Mercosul de Xadrez Escolar.

Aprendizado e Integração

Para Fábio Canônico Gonzalez, coordenador do Crexe, o evento vai além da competição. “Embora tenha um caráter classificatório e de premiação, o principal objetivo do Crexe é proporcionar aos professores e alunos um espaço de aprendizado prático, onde possam vivenciar os ensinamentos de sala de aula e interagir com outros estudantes e professores”, afirmou.

O Circuito Regional de Xadrez Escolar é, portanto, uma excelente oportunidade para estudantes de todo o Paraná aprimorarem suas habilidades no xadrez, além de promover a inclusão e o desenvolvimento de valores importantes para a formação dos jovens.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)