O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 até o dia 13 de junho. O novo prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mudança busca garantir maior inclusão e participação dos estudantes na principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. A prova será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Entre as novidades deste ano, está o preenchimento automático da inscrição para os estudantes da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio. Outra mudança relevante é a isenção automática da taxa de R$ 85,00 para esses alunos, mesmo que não tenham solicitado previamente o benefício. Estudantes inscritos no CadÚnico ou que usam o Enem para certificação do Ensino Médio também estão isentos. Os demais candidatos devem pagar a taxa até sexta-feira, 13 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.
Além do ingresso em universidades públicas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem possibilita o acesso a programas como Prouni e Fies. Participantes com 18 anos ou mais poderão ainda utilizar a nota do Enem para certificação do Ensino Médio, se essa opção for indicada no ato da inscrição.
Plataforma de estudos auxilia alunos do Paraná
No Paraná, os cerca de 261 mil alunos do Ensino Médio regular da rede estadual contam com uma importante ferramenta para se prepararem para o Enem. Trata-se do Recurso Educacional Digital Enem Paraná, lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). A plataforma reúne videoaulas, simulados e ferramentas personalizáveis de estudo, e pode ser acessada tanto online quanto offline, via computador ou celular.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destaca a importância do exame: “Ano após ano, nossos alunos vêm se destacando e garantindo vagas nas melhores universidades do País. O Enem representa mais uma excelente oportunidade para os estudantes paranaenses acessarem o Ensino Superior, somando-se ao programa Aprova Paraná Universidades”.
A rede estadual do Paraná atende aproximadamente 356 mil estudantes no Ensino Médio, incluindo cursos integrados. Com a prorrogação do prazo e os novos recursos oferecidos, a expectativa é de um número ainda maior de jovens participando do exame.
Com supervisão de Marcos Silva.