O Instituto PROA está com 1 mil vagas abertas para formar sua segunda turma no estado do Paraná. O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 4 de setembro.
Para se inscrever, o jovem precisa entrar no site e passar por três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro, depois responde a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.
Leia também: Ponta Grossa tem curso gratuito para quem deseja trabalhar em hotel
O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. São 7h30 de aulas por semana, em média 1h30 por dia, de segunda a sexta-feira. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quintas-feiras.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado. Após concluírem a formação essencial do curso, os jovens podem optar por cursar as trilhas técnicas disponíveis e potencializar ainda mais seu currículo profissional.
São 7 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&>), Logística (P&>), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).
“A Plataforma PROA conta com tutores capacitados para sanar todas as suas dúvidas, além do acompanhamento diário, você consegue um feedback para lhe ajudar a melhorar cada vez mais e se sentir pronto para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Eduarda Chieretto, aluna da primeira turma do curso no Paraná.
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, no 2º trimestre de 2022 a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado do Paraná era de 12,6%, o triplo em comparação com adultos. Geralmente, a taxa de desemprego entre jovens é maior do que a taxa de desemprego entre adultos porque os jovens geralmente têm menos experiência e qualificações, o que os torna menos competitivos no mercado de trabalho.
“Essa será a nossa segunda turma no Paraná, nos esforçamos para criar oportunidades para os jovens, por meio de pesquisa realizada pelo IBGE que mostra que no 2º trimestre de 2022 a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado do Paraná era de 12,6%, o triplo em comparação com adultos. Nosso objetivo é ajudar a mudar essa realidade e qualificar jovens paranaenses para o mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação.
Desde então, já formou e impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior. Atualmente, a Plataforma PROA atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Serviço – Plataforma PROA
Processo seletivo para a Plataforma PROA até 4 de setembro de 2023
Início das aulas: 11 de setembro de 2023
Inscrições através do site: Link
Requisitos:
– Ter entre 17 e 22 anos;
– Morar no estado do Paraná;
– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
Vagas para o todo o estado do Paraná: 1 mil