Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Ipiranga decretou situação de emergência em decorrência das chuvas intensas dos últimos dias. Conforme decreto publicado, o município teve inundações, alagamentos, deslizamentos de terra, danos a infraestrutura, entre outras situações. O decreto vale por 30 dias.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 120 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas, 32 casas afetadas. Nas comunidades rurais do município houve vários locais com alagamentos, estradas, pontes e bueiros comprometidos, além de lavouras que ficaram comprometidas com os alagamentos.
No decreto, a prefeitura destaca que “ficam autorizados os órgãos da prefeitura a empregar/destinar seus recursos humanos e materiais, veículos e equipamentos para auxílio nas operações de abastecimento humano e de animais. Fica autorizada a aquisição de bens e contratação de serviços necessários à mitigação dos efeitos da situação de emergência”.
Por fim, o decreto autoriza a convocação de voluntários ou a contratação de pessoas terceirizadas, para reforçar as ações de resposta.
Leia também: Morre o ex-vice-prefeito de Jaguariaíva, Dr. Eduardo Nanni, aos 69 anos