Mundo

Irã lança ataque contra Israel e aumenta tensão entre os países do Oriente Médio

Imagem do WhatsApp de 2024-10-01 à(s) 17.35.01_b9c30fdd
Imagem: Magen David Adon | Getty
Até o momento, não se obteve registro de mortes ou estragos graves. Conflito aumenta tensão entre os países da região

O Irã realizou um ataque balístico contra Israel nesta terça-feira (01). A ofensiva é uma nova página na tensão entre os países do Oriente Médio.

De acordo com informações, o ataque – que inclui cerca de 180 projéteis mísseis – foi lançado contra o país às 22h (horário local). Os artefatos demoraram cerca de 20 minutos para atingir Israel. 

Os projéteis atingiram a região Sul e central do país, mas até o momento, não se obteve registro de mortes ou estragos graves. Israel condenou a ação e disse que o ataque “terá sérias consequências” ao Irã.

A ofensiva foi condenada por Estados Unidos e países da Europa. O Irã se posicionou dizendo que o ataque ocorreu após Israel ter “infringido a soberania nacional” do país. “A resposta legal, racional e legítima do Irã aos atos terroristas do regime sionista — que envolveu alvejar cidadãos e interesses iranianos e infringir a soberania nacional da República Islâmica do Irã — foi devidamente executada”, afirmou a Missão Permanente da República Islâmica do Irã nas Nações Unidas em uma publicação no Twitter.

Países que fazem fronteira com a região, como Jordânia e Iraque, tiveram de fechar seus espaços aéreos para prevenir estragos.

Conflito

Com esta ofensiva, o conflito entre os países da região deverá ganhar novas forças, visto que Israel também estava enviando ataques contra o Líbano, em resposta ao grupo Hezbollah, que apoia o Estado Palestino.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o Brasil fará a repatriação de brasileiros do exterior “em todo lugar que for preciso”. Nesta quarta-feira (02), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) buscará brasileiros que estão no Líbano.

Leia também: Elizabeth proíbe entrada de pessoas na Prefeitura durante finais de semana


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI