Durante o Festival de Turismo das Cataratas (FITCataratas), o estande do Itaipu Parquetec foi palco do lançamento oficial do Mestrado Interinstitucional em Turismo (MINTER), promovido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR). A iniciativa visa ampliar a qualificação profissional e incentivar a pesquisa científica na região da tríplice fronteira.
O curso, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contará com 15 vagas. Destas, seis são destinadas a funcionários do Itaipu Parquetec e da Itaipu Binacional; cinco são voltadas a candidatos residentes em municípios do Paraná e da região sul do Mato Grosso do Sul — áreas de abrangência da Itaipu.
Outras quatro vagas são reservadas para ações afirmativas: duas para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas (PPIQ), sendo uma para funcionários das instituições envolvidas e uma para a comunidade externa; e duas para Pessoas com Deficiência (PcD), também divididas entre funcionários e comunidade externa.
Leia mais: Governo anuncia medidas para reequilibrar arrecadação com IOF e taxação sobre bets
As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho de 2025, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN. O processo seletivo será realizado em agosto e inclui quatro etapas: análise da proposta de projeto de dissertação, defesa e arguição do projeto, entrevista e análise curricular. O resultado final está previsto para 4 de setembro de 2025.
As aulas estão programadas para iniciar na última semana de setembro e serão presenciais, no formato modular, com encontros quinzenais às sextas e sábados. A área de concentração do mestrado é “Turismo, Desenvolvimento e Gestão”, com linhas de pesquisa voltadas a temas como desenvolvimento regional, políticas públicas, sustentabilidade, gestão de destinos e marketing turístico.
O objetivo do programa é formar profissionais capacitados para atuar na gestão pública e privada, além de pesquisadores e docentes voltados ao setor do turismo.
Para se inscrever, clique aqui.
Acesse o edital completo (vagas regulares) clicando aqui e ações afirmativas clicando aqui.