Ponta Grossa

Projeto Jardins de Mel já está presente em oito CMEIs e Escolas de PG

PMPG
Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col, é a oitava unidade escolar da Rede Municipal de Ensino a contar com as colmeias de abelhas nativas

A prefeita Elizabeth Schmidt realizou, nesta quinta-feira (25), o lançamento de mais uma unidade do projeto Jardins de Mel, realizado pela Secretaria Municipal de Educação dentro do programa Sinapses Criativas – que reúne as ações inovadoras da Rede Municipal de Ensino. Desta vez, as colmeias da espécie mandaçaia, nativas e sem ferrão, foram instaladas na Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col.

A espécie de abelha que agora faz parte do cotidiano de estudo das crianças é uma grande produtora de mel e atua como agente polinizadora essencial para o meio ambiente, refletindo na produção de alimentos e flores da região. Elas também vão contribuir para o aprendizado dos estudantes em várias dimensões, em atividades realizadas pelas professoras da escola.

O destaque da prefeita Elizabeth foi para o crescimento do projeto. Os meliponários já estão instalados em 16 locais da cidade, sendo a Heitor a oitava unidade escolar. “A cada novo CMEI e Escola em que fazemos o lançamento dos Jardins de Mel, percebemos o quanto as crianças estão felizes estudando sobre as abelhas, as colmeias e tudo o que diz respeito a elas. É uma ideia realmente transformadora para a vida das escolas porque, a partir dela, desenvolvem-se muitos novos conhecimentos e atividades que cativam os estudantes e também as suas famílias”, elogia a prefeita.

O projeto da educação municipal, ao mesmo tempo, coloca em prática a Lei Municipal Poliniza PG, que incentiva a produção de mel para induzir a polinização e a manutenção de um meio ambiente saudável, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, a expansão do projeto reflete o compromisso das equipes gestoras e professores com o aprendizado. “São profissionais que encontram no projeto novas formas de motivar seus alunos e alunas a conhecerem as espécies, compreendendo a dinâmica do meio ambiente e oferecendo um aprendizado transversal, que perpassa vários componentes curriculares. Além disso, entra o respeito à vida, o comprometimento com a natureza e inúmeras abordagens possíveis a partir desta ação inovadora”, comenta.

Abelhinhas de todo o país

 Adalgisa Yunes de Lima é mãe da aluna Taís Nicole, do segundo ano. A família é de Barcarena, no Pará, e chegou há pouco mais de um mês em Ponta Grossa. Ela conta que foi muito bem recebida na cidade e que está encantada com a escola. “O pessoal daqui me abraçou, ajudou e nem tenho palavras para agradecer. Minha filha está aprendendo muito bem, o que não aprendeu na nossa cidade ela está aprendendo agora”, elogia. “Quando minha filha falou para mim que estão fazendo o projeto da abelhinha, eu me apaixonei, porque lá em nossa cidade a gente também cuida dessas coisas, morávamos em fazenda. Quando ela me falou, eu já acolhi a ideia e fiz questão de vir conhecer na escola”, conta a mãe.

A professora Lucimara Ferreira Ribeiro coordena o projeto na Escola Heitor. “Desde o momento em que foi feita a proposta, abraçamos a ideia. Teremos leituras, pesquisas em casa, maquetes, estaremos presentes no jardim com as nossas novas moradoras e visando o crescimento da comunidade. As abelhas nos ensinam muita coisa, sobre a polinização, a preservação da natureza, alimentação humana, o mel e também que um dos seus inimigos é o homem, devido aos agrotóxicos. Teremos pesquisas envolvendo alunos e pais, o que só tende a desenvolver ainda mais as habilidades das crianças”, relata a professora.

Matéria relacionada do Portal BnT: 

Kauana Neitzel

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone