Destaque Mundo

Javier Milei, de ultradireita, é o novo presidente da Argentina

Os dados oficiais apontam que Milei teve 55% dos votos contra 44% de Massa. Ele assumirá o cargo já em dezembro de 2023, permanecendo até 2027 no poder

Os argentinos decidiram: o ultradireitista Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza, é o novo presidente do país. A eleição aconteceu neste domingo (19) e o candidato liberal venceu o atual ministro da Economia, Sérgio Massa.

Os dados oficiais apontam que Milei teve 55% dos votos contra 44% de Massa. O candidato peronista já assumiu a derrota e parabenizou Javier Milei pela vitória. 

Milei tem 50 anos, é economista e deputado federal da Argentina desde 2021. Ficou conhecido como comentarista político de canais de TV argentinos. Ele se autodenomina como ultradireitista e liberal. Seu marco na campanha foi a frase “Viva la libertad, carajo“, além da promessa de acabar com as “castas políticas”.

O novo presidente argentino assumirá o país com uma inflação de 138% ao ano e uma das economias mais defasadas do mundo. Para reverter a situação, Javier defende o fechamento do Banco Central, dolarização da moeda, privatizações e enxugamento do Estado.

Ele assumirá o cargo já em dezembro de 2023, permanecendo até 2027 no poder. O presidente Lula (PT) ainda não se pronunciou, mas fontes oficiais dizem que ele não comparecerá a posse do novo presidente argentino, por conta de divergências com Milei. Esta será a segunda vez que isto acontece, visto que Bolsonaro não compareceu a posse de Alberto Fernandéz em 2019 pelo mesmo motivo.

Leia também: Após vendaval, moradores do Bocaina denunciam falta de energia há mais de 50 horas


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil