Os argentinos decidiram: o ultradireitista Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza, é o novo presidente do país. A eleição aconteceu neste domingo (19) e o candidato liberal venceu o atual ministro da Economia, Sérgio Massa.
Os dados oficiais apontam que Milei teve 55% dos votos contra 44% de Massa. O candidato peronista já assumiu a derrota e parabenizou Javier Milei pela vitória.
Milei tem 50 anos, é economista e deputado federal da Argentina desde 2021. Ficou conhecido como comentarista político de canais de TV argentinos. Ele se autodenomina como ultradireitista e liberal. Seu marco na campanha foi a frase “Viva la libertad, carajo“, além da promessa de acabar com as “castas políticas”.
O novo presidente argentino assumirá o país com uma inflação de 138% ao ano e uma das economias mais defasadas do mundo. Para reverter a situação, Javier defende o fechamento do Banco Central, dolarização da moeda, privatizações e enxugamento do Estado.
Ele assumirá o cargo já em dezembro de 2023, permanecendo até 2027 no poder. O presidente Lula (PT) ainda não se pronunciou, mas fontes oficiais dizem que ele não comparecerá a posse do novo presidente argentino, por conta de divergências com Milei. Esta será a segunda vez que isto acontece, visto que Bolsonaro não compareceu a posse de Alberto Fernandéz em 2019 pelo mesmo motivo.
Leia também: Após vendaval, moradores do Bocaina denunciam falta de energia há mais de 50 horas