SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Joana D’Arc destaca professores e planejamento após reconhecimento estadual da educação de PG

Educação de PG é destaque estadual. Secretária Joana D’Arc fala sobre professores, planejamento e avanço de nove escolas entre as melhores do Paraná.

educação
Foto: BnT
Publicidade

A educação de PG ganhou destaque estadual após nove escolas municipais ficarem entre as 300 melhores do Paraná em alfabetização. Em entrevista ao BnT News, a secretária municipal de Educação, Joana D’Arc, destacou que o resultado é reflexo do planejamento pedagógico, da valorização dos professores e do acompanhamento constante dos estudantes.

Últimas de Ponta Grossa e região

O reconhecimento aconteceu por meio do programa Alfabetiza Juntos, do Governo do Paraná, que avaliou o desempenho dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O resultado considera dados da Prova Paraná Mais 2024 e do Índice de Desenvolvimento Educacional do Paraná na Alfabetização (IDE-Alfa).

Durante entrevista, Joana D’Arc afirmou que a conquista confirma o avanço das estratégias aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação. “Ter nove escolas premiadas entre as 300 melhores do Paraná confirma que as políticas educacionais de Ponta Grossa estão dando certo. É um resultado visível”, afirmou a secretária.

ESTRATÉGIAS FORTALECERAM A EDUCAÇÃO EM PG

Segundo Joana, o desempenho alcançado pelas escolas é resultado de três pilares: compromisso das equipes escolares, avaliações constantes e intervenções pedagógicas.

A secretária explicou que professores, diretores, coordenadores e assessores pedagógicos trabalham em conjunto para identificar dificuldades dos estudantes e melhorar o processo de aprendizagem.

“Nós temos avaliações diagnósticas e atividades que mostram onde está a dificuldade da criança. A partir disso são feitas intervenções para garantir um ensino de qualidade”, destacou.

Joana D’Arc também ressaltou que a valorização dos profissionais teve impacto direto nos indicadores alcançados. Segundo ela, o município tem investido em formação continuada, materiais pedagógicos e recursos tecnológicos para apoiar o trabalho em sala de aula. “O município investe muito em formação para os professores. Essa atualização constante traz um benefício muito grande para a educação”, disse.

ALFABETIZAÇÃO É PRIORIDADE EM PONTA GROSSA

A secretária destacou ainda que o foco nos primeiros anos escolares foi essencial para o avanço da rede municipal. “O principal fator é o foco. Nós temos que focar na alfabetização e no desenvolvimento da criança como um todo: leitura, escrita e raciocínio lógico”, explicou.

De acordo com Joana, Ponta Grossa chegou ao índice de 83% das crianças alfabetizadas na idade correta, alcançando antecipadamente uma meta prevista para 2030.

PRÓXIMOS DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL

Após o reconhecimento estadual, a Secretaria de Educação pretende manter os resultados e ampliar o desempenho dos estudantes nos próximos anos. “Alcançar uma meta traz satisfação, mas manter essa meta é muito melhor. Nosso desafio é continuar garantindo aprendizagem de qualidade”, afirmou.

Para Joana D’Arc, os resultados mostram que o investimento nos primeiros anos escolares influencia diretamente o futuro das crianças.

“A escola municipal em Ponta Grossa é uma escola de qualidade. Tenho certeza que no próximo ano serão mais de nove escolas reconhecidas”, finalizou.

Confira a entrevista na íntegra:

Veja mais

Jornalista lança livro gratuito que relembra brincadeiras que marcaram gerações

Luísa de Andrade
Autoria
Luísa de Andrade
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência em produção de conteúdo jornalístico, apuração de pautas e cobertura de temas de interesse público. Atua na elaboração de reportagens multimídia, produção de textos informativos e cobertura de eventos, com foco em jornalismo local.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →