Joana D’Arc destaca professores e planejamento após reconhecimento estadual da educação de PG
Educação de PG é destaque estadual. Secretária Joana D’Arc fala sobre professores, planejamento e avanço de nove escolas entre as melhores do Paraná.

A educação de PG ganhou destaque estadual após nove escolas municipais ficarem entre as 300 melhores do Paraná em alfabetização. Em entrevista ao BnT News, a secretária municipal de Educação, Joana D’Arc, destacou que o resultado é reflexo do planejamento pedagógico, da valorização dos professores e do acompanhamento constante dos estudantes.
Últimas de Ponta Grossa e região
O reconhecimento aconteceu por meio do programa Alfabetiza Juntos, do Governo do Paraná, que avaliou o desempenho dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O resultado considera dados da Prova Paraná Mais 2024 e do Índice de Desenvolvimento Educacional do Paraná na Alfabetização (IDE-Alfa).
Durante entrevista, Joana D’Arc afirmou que a conquista confirma o avanço das estratégias aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação. “Ter nove escolas premiadas entre as 300 melhores do Paraná confirma que as políticas educacionais de Ponta Grossa estão dando certo. É um resultado visível”, afirmou a secretária.
ESTRATÉGIAS FORTALECERAM A EDUCAÇÃO EM PG
Segundo Joana, o desempenho alcançado pelas escolas é resultado de três pilares: compromisso das equipes escolares, avaliações constantes e intervenções pedagógicas.
A secretária explicou que professores, diretores, coordenadores e assessores pedagógicos trabalham em conjunto para identificar dificuldades dos estudantes e melhorar o processo de aprendizagem.
“Nós temos avaliações diagnósticas e atividades que mostram onde está a dificuldade da criança. A partir disso são feitas intervenções para garantir um ensino de qualidade”, destacou.
Joana D’Arc também ressaltou que a valorização dos profissionais teve impacto direto nos indicadores alcançados. Segundo ela, o município tem investido em formação continuada, materiais pedagógicos e recursos tecnológicos para apoiar o trabalho em sala de aula. “O município investe muito em formação para os professores. Essa atualização constante traz um benefício muito grande para a educação”, disse.
ALFABETIZAÇÃO É PRIORIDADE EM PONTA GROSSA
A secretária destacou ainda que o foco nos primeiros anos escolares foi essencial para o avanço da rede municipal. “O principal fator é o foco. Nós temos que focar na alfabetização e no desenvolvimento da criança como um todo: leitura, escrita e raciocínio lógico”, explicou.
De acordo com Joana, Ponta Grossa chegou ao índice de 83% das crianças alfabetizadas na idade correta, alcançando antecipadamente uma meta prevista para 2030.
PRÓXIMOS DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL
Após o reconhecimento estadual, a Secretaria de Educação pretende manter os resultados e ampliar o desempenho dos estudantes nos próximos anos. “Alcançar uma meta traz satisfação, mas manter essa meta é muito melhor. Nosso desafio é continuar garantindo aprendizagem de qualidade”, afirmou.
Para Joana D’Arc, os resultados mostram que o investimento nos primeiros anos escolares influencia diretamente o futuro das crianças.
“A escola municipal em Ponta Grossa é uma escola de qualidade. Tenho certeza que no próximo ano serão mais de nove escolas reconhecidas”, finalizou.
Confira a entrevista na íntegra:
Veja mais
Jornalista lança livro gratuito que relembra brincadeiras que marcaram gerações























