O ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, João Dória, recebeu nesta quinta-feira (04), na Assembleia Legislativa do Paraná, o Título de Cidadão Honorário do Estado.
A honraria foi entregue no Plenário do Poder Legislativo por proposição da segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP). A sessão solene reuniu lideranças políticas e empresariais do Estado. Além da trajetória política, o homenageado é criador do Grupo Doria e fundador do Comitê Executivo do Grupo de Líderes Empresariais (Lide).
O novo cidadão honorário do Paraná frisou a alegria de ser condecorado com o título. “Estou feliz como cidadão, feliz como brasileiro, feliz por alguém que admira o Estado do Paraná há tantos anos. Este é o Estado do trabalho, o Estado da cultura, o Estado da verdade, que é um exemplo para o Brasil. Eu sei disso primeiro como cidadão, depois tendo sido prefeito da cidade de São Paulo e governador do Estado, convivendo com autoridades, com prefeitos, com governadores, deputados, deputadas e aqueles que fazem do Paraná uma grande força não só na política, mas um exemplo para o Brasil”, afirmou.
A deputada Maria Victoria (PP) destacou a trajetória de sucesso de João Dória no setor privado e na administração pública. “Seja como secretário, prefeito ou governador, a concessão do título é um reconhecimento dos paranaenses à brilhante carreira e também ao impacto positivo das iniciativas de João Dória em todo o País”, disse.
Participaram da solenidade os ex-governadores Beto Richa, Orlando Pessuti e Cida Borghetti, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), a presidente do Lide Paraná, Heloisa Garrett, o deputado estadual Paulo Gomes (PP) e os vereadores de Curitiba Mauro Bobato (PP) Herivelton Oliveira (CDN).
A proposição
O título foi proposto no fim da década de 1980 (Lei n° 8.889/1988) pelo então deputado estadual José Felinto. No período, João Dória era presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Na época, o ex-parlamentar frisou a atuação do homenageado para o desenvolvimento do turismo no País, especialmente na região de Foz do Iguaçu. Felinto foi vereador de Curitiba, deputado estadual e federal. Faleceu em 2022, aos 70 anos.
Leia também: Polícia Civil apreende quase 1 tonelada de maconha em residência do PR