Jornalismo dos Campos Gerais perde Eduardo Gusmão
De acordo com informações apuradas, o jornalista passou por uma consulta médica de rotina há cerca de 20 dias, quando foi identificado um grave problema cardíaco

O jornalismo dos Campos Gerais amanheceu de luto nesta sexta-feira (15) com a morte do jornalista, escritor e comunicador Eduardo Gusmão dos Anjos Sobrinho, aos 72 anos. Natural de Castro, ele construiu uma trajetória marcada pela atuação na imprensa regional, na comunicação pública e na produção cultural.
Gusmão passou a residir em Ponta Grossa a partir de 1979 e, desde então, tornou-se uma figura conhecida no meio jornalístico e literário da região. Sua trajetória na imprensa começou ainda na juventude, quando escreveu uma coluna para a Folha de Castro, mesmo antes da maioridade. Posteriormente, também colaborou com o Jornal Iapó, no município natal.
Já em Ponta Grossa, Eduardo Gusmão ampliou sua atuação profissional e fundou a tradicional revista D’Ponta, publicação que marcou época ao destacar temas culturais, sociais e políticos dos Campos Gerais. Atualmente, a D’Ponta é dirigida pelo ex-vereador João Barbieiro, que se associou ao jornalista e também criou o Portal D’Ponta.
Ao longo da carreira, Gusmão trabalhou em importantes veículos e instituições da região. Atuou no jornal A Notícia, na Rádio Difusora e exerceu funções na Comunicação Social da Câmara Municipal de Ponta Grossa e da Prefeitura Municipal. Também integrou o Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Formado em Letras – Português/Inglês, Eduardo Gusmão posteriormente bacharelou-se em Jornalismo pela UEPG. Além da atuação jornalística, participou de diversos concursos literários e foi eleito membro da Academia de Letras dos Campos Gerais.
O escritor e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, esteve entre os colaboradores da revista D’Ponta, a convite de Gusmão, parceria que se estendeu por vários anos.
Consulta de rotina
De acordo com informações apuradas, o jornalista passou por uma consulta médica de rotina há cerca de 20 dias, quando foi identificado um grave problema cardíaco. Após o diagnóstico, ele passou por uma cirurgia e permaneceu internado no Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa, desde então.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o local do velório e o horário do sepultamento. Sabe-se apenas que Eduardo Gusmão será sepultado no Cemitério Frei Mathias, em Castro.
A morte de Eduardo Gusmão deixa uma lacuna no jornalismo regional e na produção cultural dos Campos Gerais, área em que o comunicador construiu uma trajetória reconhecida por colegas, leitores e profissionais da imprensa.
Leia também Prefeitura veta obrigação de servidor exclusivo em unidades de saúde de PG























