O jogador Juan Manuel Izquierdo, do Nacional do Uruguai, faleceu na noite de terça-feira (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado desde o último dia 22, quando desmaiou quase ao final da partida contra o São Paulo pela Libertadores. O atleta, de 27 anos, foi imediatamente removido ao hospital e levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o boletim médico, Izquierdo sofreu morte encefálica em decorrência de uma arritmia cardíaca. O Hospital Israelita Albert Einstein confirmou o falecimento em nota oficial divulgada às 21h38 de terça-feira. A instituição havia previamente emitido uma nota na segunda-feira (26), informando que a condição do jogador era crítica e que as próximas 48 horas seriam decisivas.
A morte de Izquierdo gerou comoção no mundo esportivo. O Nacional expressou seu luto profundo e a dor pela perda do atleta, destacando a tristeza que a notícia trouxe aos torcedores e ao clube. O São Paulo Futebol Clube também prestou homenagem, mencionando os dias de intensa oração pela recuperação do jogador.
As homenagens se multiplicam pelas redes sociais, torcedores compartilham a dor da perda com a família. Quem estava no estádio no dia do ocorrido comenta o quão difícil foi presenciar a cena e a falta de animo para seguir torcendo no jogo.
Leia mais: Operário vence o Coritiba e conquista o título inédito do Paranaense sub-20
A morte repercutiu pela imprensa internacional, o Jornal “El Pais” escreveu:
“O impossível sempre foi possível para Juan, que antes da morte do avô lhe prometeu que seria campeão uruguaio pelo Liverpool e acabou cumprindo, no final de 2023. O impossível sempre foi possível para Juan, que aos 16 anos pensou em largar o futebol e passou várias manhãs reformando banheiros e ajudando na limpeza ao lado de Nelson, seu pai e ídolo. Que sempre comemorava seus gols pensando na esposa Selena e na filha de dois anos e meio. Que há oito dias foi pai pela segunda vez e hoje a vida quis que sua história terminasse aqui”.
Outros jornais também publicaram homenagens, como: El Observador, do Uruguai; Diário Olé, da Argentina; Diário Clarín, da Argentina; Marca, do México; AS, do Chile; Reuters; The Mirror, da Inglaterra.
TRAJETÓRIA
Izquierdo começou sua carreira no Cerro, no Uruguai, e rapidamente se destacou, passando por clubes como Peñarol, Wanderers, Liverpool, Atlético San Luis do México e, finalmente, o Nacional. Durante sua trajetória, conquistou títulos importantes, incluindo o Apertura 2019 com o Peñarol, o Clausura 2022 e o Campeonato Uruguaio de 2023, além da Supercopa Uruguaia.
Izquierdo deixa esposa, Selena, uma filha de dois anos e um recém-nascido de nove dias.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Comentar