SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌤️
Publicidade
Política

Mabel Canto destaca conquista do selo de enfrentamento à violência contra mulheres pela Alep

A deputada estadual Mabel Canto (PP), líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), destacou nesta terça-feira (18) o avanço histórico da Casa rumo à conquista do selo de enfrentamento à violência contra mulheres, certificação nacional que reconhece instituições comprometidas com políticas de proteção e igualdade de gênero. O processo começou com a […]

mabel canto
Foto: Orlando Kissner/Alep
Publicidade

A deputada estadual Mabel Canto (PP), líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), destacou nesta terça-feira (18) o avanço histórico da Casa rumo à conquista do selo de enfrentamento à violência contra mulheres, certificação nacional que reconhece instituições comprometidas com políticas de proteção e igualdade de gênero.

O processo começou com a formalização de um termo de compromisso que prevê uma série de medidas internas a serem implementadas pela Alep. A certificação, chamada “Selo Nós por Elas/ABNT”, é concedida pelo Instituto Nós por Elas em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo o programa, a iniciativa estrutura-se em quatro níveis — bronze, prata, ouro e platina — com critérios rigorosos baseados em indicadores de boas práticas.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Para Mabel Canto, a conquista coloca o Paraná como referência nacional. “É importante lembrar que a Alep será a primeira do país a conquistar o selo. Temos muito a avançar no combate a todos os tipos de violência contra as mulheres, inclusive aqui dentro desta Casa”, afirmou a deputada, reforçando que o compromisso vai além do simbolismo e envolve mudanças estruturais.

O termo foi assinado pela Bancada Feminina, que reúne todas as dez deputadas estaduais; pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; e pela Procuradoria da Mulher da Alep. Também participaram o presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), o 1º secretário Gugu Bueno (PSD) e o diretor-geral Wellington Dalmaz, reforçando o apoio institucional à iniciativa.

A adesão ao processo de certificação havia sido solicitada em setembro e já recebeu parecer favorável das áreas técnicas. Segundo o Instituto Nós por Elas e a ABNT, o selo reconhece organizações que demonstram compromisso efetivo com o enfrentamento à violência contra mulheres, promovendo ações internas e externas alinhadas às melhores práticas nacionais.

Para Mabel, a medida amplia o alcance das políticas já existentes no Parlamento. “A Assembleia Legislativa deu um passo importante ao reforçar iniciativas que já se tornaram lei ou estão em tramitação. O termo é baseado em indicadores que mostram nosso compromisso com a redução das desigualdades e da violência de gênero”, completou.

*Com informações da assessoria

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →