A candidata Mabel Canto (PSDB) explicou, na sabatina realizada pelo Portal BNT, como pretende construir um hospital no antigo 26 de Outubro, no centro de Ponta Grossa, atrás do Shopping Palladium.
A proposta de Mabel é reestruturar o imóvel antigo, que é tombado, para ser a sede administrativa do novo hospital. Já nos fundos do local, Canto pretende construir uma nova área, com leitos de UTI e centros cirúrgicos.
“Este é um imóvel que já foi um hospital, e hoje é um imóvel tombado. Nós vamos fazer todas as reformas necessárias no local e construir um anexo, nos fundos, onde ficará o centro cirúrgico e as UTIs, por exemplo. Será um hospital de 50 a 60 leitos”, declarou.
Mabel reforça que a construção de um novo hospital em Ponta Grossa resolveria o problema da falta de leitos na saúde. “Hoje, as pessoas têm de ir para fora da cidade para conseguir um leito. Somos uma cidade de grande porte e precisamos ter o nosso hospital para não dependermos mais da Central de Leitos do Estado, porque hoje temos de disputar vaga com outras pessoas de outras cidades”.
O novo local, segundo a candidata, seria gerido com recursos municipais, sendo um hospital de ‘retaguarda’. “A Prefeitura que irá gerir e será um hospital de retaguarda. Quando as UPAs lotam, as pessoas ficam procurando vagas em outras casas hospitalares de Ponta Grossa; se não tiver, tem que ir para outra cidade. E essas pessoas poderiam estar neste hospital, assim como funcionava o Amadeu Puppi”, finalizou.
Outras propostas
Mabel também citou outras pautas de seu plano de governo na área da saúde, como a construção da UPA Oficinas, a implementação da websaúde (teleconsultas) e a criação do aplicativo APP Saúde, onde o paciente poderá agendar consultas pelo celular/computador.
Confira a entrevista completa:
Leia também: Seleção Brasileira enfrenta o Paraguai nesta terça-feira (10) pelas Eliminatórias
Comentar