SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Esporte

Macrorregional dos Jojups reúne 3,9 mil atletas nesta quinta

Competição contará com cinco modalidades e atletas de 125 municípios; final estadual será em outubro, em Pato Branco.

Competição contará com cinco modalidades e atletas de 125 municípios; final estadual será em outubro, em Pato Branco.
Foto: SEES-PR
Publicidade

Começa nesta quinta-feira (14) a Fase Macrorregional da 37ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). A etapa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com as prefeituras das cidades-sede, segue até domingo (17) e será disputada simultaneamente em Irati, Ivaiporã, Nova Esperança e Planalto.

Ao todo, 3.937 atletas, técnicos e dirigentes, representando 125 municípios, participam da fase. As disputas envolvem cinco modalidades, no masculino e feminino: basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.

A divisão por cidades ficou assim:

  • Irati (Macro 1) – 32 municípios, 17 campeonatos, 1.033 participantes;

  • Ivaiporã (Macro 2) – 25 municípios, 17 campeonatos, 940 participantes;

  • Nova Esperança (Macro 3) – 39 municípios, 17 campeonatos, 1.019 participantes;

  • Planalto (Macro 4) – 30 municípios, 17 campeonatos, 945 participantes.

A fase regional dos Jojups, realizada em junho, já havia registrado crescimento expressivo: 16,7 mil participantes, um aumento de 44% em relação a 2024. O número de equipes passou de 735 para 867, alta de 18%.

O supervisor técnico dos Jojups, Agnaldo Luiz Baldo, destacou a importância da competição: “Quero dar as boas-vindas aos participantes às cidades-sede, que nos receberão de braços abertos para este que é o evento com o maior índice técnico do nosso Estado.”

A final estadual está marcada para Pato Branco, em duas etapas: de 2 a 5 e de 9 a 12 de outubro, com disputas nas divisões Ouro e Prata. “Desejo a todos os atletas uma ótima competição, com muita garra e espírito esportivo. Que vençam os melhores e que este seja mais um grande evento para o esporte paranaense”, completou Baldo.

O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, ressaltou o papel do Jojups na formação dos jovens: “Esta é uma faixa etária muito sensível. Através do esporte, eles desenvolvem disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios.”

Os Jogos da Juventude são voltados a estudantes de 14 a 17 anos das redes pública e privada, incentivando a prática esportiva escolar e contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes.

Com supervisão de Marcos Silva.

Diogo Laba
Autoria
Diogo Laba
Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →