O Pronto Atendimento Infantil de Ponta Grossa, que
atualmente funciona anexo à UPA Santa Paula, voltou a ser alvo de reclamação
por parte de diversas mães, durante a tarde desta quarta-feira (16). A queixa
principal é sobre a demora, que ultrapassa 4 horas em alguns casos, além da
falta de informação e de descaso para com os familiares. Além disso, uma das
mães ouvidas pelo Portal Boca no Trombone relata que falta até termômetros para
aferir a temperatura das crianças.
Ouça a reclamação no áudio.
[anchor=https://anchor.fm/bnt-online/episodes/Mes-reclamam-de-demora-no-atendimento-na-UPA-Santa-Paula-e1fql82a]
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Por conta da longa espera, algumas mães se revoltaram e
pedir esclarecimentos para a equipe de profissionais. Porém, diante da falta de
informação, uma mãe, com o filho no colo, ergueu a voz para cobrar mais respeito
com os pacientes e dignidade para os pacientes.
Veja no vídeo.
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Resposta da Prefeitura
O Portal Boca no Trombone procurou a Prefeitura de Ponta
Grossa para pedir informações sobre a reclamação das mães. Como resposta, a
informação repassada pela assessoria de comunicação da Prefeitura é de que “as
mães foram atendidas dentro do tempo preconizado para atendimento com
identificação azul (casos não urgentes)”.
Além disso, a Prefeitura também informou que nesta tarde,
a equipe médica do Pronto Atendimento estava atendendo um caso de emergência
pediátrica.
De acordo com as determinações do Ministério da Saúde, o
tempo recomentado para atendimento dos chamados ‘casos não urgentes’ (classificação
azul) é de 240 minutos, ou seja, quatro horas. Portanto, conforme relatado por
várias mães, esse tempo também foi extrapolado.