Campos Gerais

Mais de 40 barqueiros se preparam para procissão de Sant’Ana em Castro. Festa completa 101 anos

IMG_3128
Imagem: Carlos Solek
Em Castro, imagem da padroeira chega pelo Rio Iapó em uma tradicional procissão fluvial. Festa acontece até o entardecer de sexta-feira (26)

Em Castro, desde o dia 17, com a missa celebrada pelo bispo emérito e administrador apostólico Dom Sérgio Arthur Braschi, foi aberto o novenário de início da 101ª Festa de Sant’Ana, padroeira da cidade.

Os festejos também comemoram os 250 anos da fundação da Paróquia Sant’Ana. Na programação, uma série de eventos: o Rota 4×4 das Capelas, tropeada de cavaleiros e amazonas, além dos sempre importantes momentos religiosos.

Há três dias da grande festa que já faz parte do calendário turístico/cultural do município, a tradicional descida da padroeira pelas águas do Rio Iapó é aguardada com muita expectativa. 

“Para 2024, resolvemos atender o pedido feito pelo barqueiro Ricardo Carvalho Gomes, que trabalha como contabilista”, revelou Júlio Thoth que, junto com outros companheiros, organiza e orienta a procissão dos barcos.

“Este ano, teremos como novidade, som com músicas sacras e a reza do terço durante a descida pelo rio. A concentração dos barqueiros se inicia pela Usina de Captação de água da Sanepar, ao lado da Vila Poço Grande, com chegada no ancoradouro da Prainha, perto das 9 horas da manhã do 26”, destacou.

De acordo com Thoth, para esta edição, é esperado um aumento significativo de barcos. “Mais de quarenta barqueiros, com suas famílias e amigos deverão participar da procissão fluvial, em honra a nossa padroeira, Senhora Sant’Ana”, salientou.

Festa

Ao contrário das edições anteriores, quando as festividades terminavam com o churrasco, logo depois da missa solene, em 2024, a programação vai se estender até às 18 horas, com apresentações artísticas/culturais e gastronomia.

As novenas seguem até o dia 25. “E no dia 26, dia de Sant’Ana, depois da procissão fluvial e da missa, haverá churrascada e praça de alimentação aberta durante todo o dia, com uma tarde cultural, com muitas atrações”, convida o pároco, padre Sandro José Brandt.

Na véspera do feriado municipal será realizado um ‘bingão’, a partir das 20 horas.

Com informações da Diocese

Leia também: Maioria dos partidos de Ponta Grossa já marcou a data das convenções. Veja o calendário


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Dicas de viagens Saúde do coração Canais Setembro Amarelo Denúncia: crimes eleitorais Quando buscar atendimento nas UPAs Horário eleitoral Comparativo de candidatos 2020×2024