Campos Gerais

Mais de 40 barqueiros se preparam para procissão de Sant’Ana em Castro. Festa completa 101 anos

IMG_3128
Imagem: Carlos Solek
Em Castro, imagem da padroeira chega pelo Rio Iapó em uma tradicional procissão fluvial. Festa acontece até o entardecer de sexta-feira (26)

Em Castro, desde o dia 17, com a missa celebrada pelo bispo emérito e administrador apostólico Dom Sérgio Arthur Braschi, foi aberto o novenário de início da 101ª Festa de Sant’Ana, padroeira da cidade.

Os festejos também comemoram os 250 anos da fundação da Paróquia Sant’Ana. Na programação, uma série de eventos: o Rota 4×4 das Capelas, tropeada de cavaleiros e amazonas, além dos sempre importantes momentos religiosos.

Há três dias da grande festa que já faz parte do calendário turístico/cultural do município, a tradicional descida da padroeira pelas águas do Rio Iapó é aguardada com muita expectativa. 

“Para 2024, resolvemos atender o pedido feito pelo barqueiro Ricardo Carvalho Gomes, que trabalha como contabilista”, revelou Júlio Thoth que, junto com outros companheiros, organiza e orienta a procissão dos barcos.

“Este ano, teremos como novidade, som com músicas sacras e a reza do terço durante a descida pelo rio. A concentração dos barqueiros se inicia pela Usina de Captação de água da Sanepar, ao lado da Vila Poço Grande, com chegada no ancoradouro da Prainha, perto das 9 horas da manhã do 26”, destacou.

De acordo com Thoth, para esta edição, é esperado um aumento significativo de barcos. “Mais de quarenta barqueiros, com suas famílias e amigos deverão participar da procissão fluvial, em honra a nossa padroeira, Senhora Sant’Ana”, salientou.

Festa

Ao contrário das edições anteriores, quando as festividades terminavam com o churrasco, logo depois da missa solene, em 2024, a programação vai se estender até às 18 horas, com apresentações artísticas/culturais e gastronomia.

As novenas seguem até o dia 25. “E no dia 26, dia de Sant’Ana, depois da procissão fluvial e da missa, haverá churrascada e praça de alimentação aberta durante todo o dia, com uma tarde cultural, com muitas atrações”, convida o pároco, padre Sandro José Brandt.

Na véspera do feriado municipal será realizado um ‘bingão’, a partir das 20 horas.

Com informações da Diocese

Leia também: Maioria dos partidos de Ponta Grossa já marcou a data das convenções. Veja o calendário


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa