Campos Gerais

Marasmo é lançado em Castro, história de uma adolescente sequestrada na ditadura militar

A obra é de Julia Aparecida Pereira dos Santos (Julia Poetisa), de 18 anos. O livro com 104 páginas conta referências sobre a Ditadura Militar do Brasil nos anos 70

Foi lançado no Celeiro de Música e Artes, em Castro, na tarde deste domingo (18), o livro Marasmo. A obra é de Julia Aparecida Pereira dos Santos (Julia Poetisa), de 18 anos, estudante de Geografia na UEPG, escritora e moradora do bairro Jardim Alvorada. O livro com 104 páginas conta referências sobre a Ditadura Militar do Brasil nos anos 70, onde uma adolescente (Veneza) de 14 anos é sequestrada durante o regime.

A reportagem do Portal Boca no Trombone esteve no evento e conversou com a escritora. Ela detalha “o que mais me motivou atualmente, assim, a ter o interesse em escrever sobre o livro, foi o fato de que eu estudei muito sobre história. Eu sempre tive assim um foco muito grande sobre a ditadura militar que no Brasil, eu acho que essa cultura, essa diversidade é fundamental. Então, eu resolvi escrever, não só para trazer cultura, mas também porque eu acho que passar informação para as pessoas é uma coisa essencial hoje em dia”.

Julia lembra que começou a escrever o livro aos 13 anos. “Eu escrevi ele na verdade, quando eu tinha 13 anos, mas a minha escrita mudou, tive todo o processo de reescrever o livro. E aí, com 17 anos, ano passado, não, com 16, resolvi remontar, reescrever e com 17 anos, eu fiz toda a edição todo o trabalho. Nesse ano que eu consegui mandar para a editora para imprimir e fazer todo o processo. Mas, o que me fez assim escrever mesmo o livro foi quando eu tinha 13 anos. Passando por transformações e conhecendo coisas novas e só voltando a história”. Sobre a personagem Veneza de 14 anos que é sequestrada disse que “eu acabei criando de acordo com a personalidade de várias pessoas ao meu redor e até mesmo a minha. Eu coloquei muitos sentimentos meus na personagem. E eu acho que é isso que faz o livro ser real e sentir o que tá lendo, porque são sentimentos reais. Não é só da personagem. Então assim, a personagem são pessoas reais que conviveram comigo ao meu redor. Diversas personagens no livro todo são pessoas inspiradas no meu cotidiano. O livro fala sobre o cotidiano. E o que você espera para o futuro”.

O presidente do Celeiro de Música e Artes, Naymer Schmidt, comentou sobre o local e também das atividades desenvolvidas. “O celeiro de Música e Artes ele é uma associação. A Associação dos Músicos e Fazedores de Artes de Castro. É como se fosse uma cooperativa do músico, a gente se ajuda, um local para onde a gente pode se encontrar, pode dar aulas, ter aulas, tornando a arte mais acessível, tanto para o artista apresentar a sua arte e tanto também para o público poder ver diversidades artísticas nesse local. Aqui acontecem aulas de música, aulas de teatro, de dança, oficinas e volta e meia a gente faz o recital das artes, que é a mescla de exposições artísticas, quadros, pinturas, música, poesia, apresentações de dança”.

Durante o lançamento, houve apresentações musicais com a banda Doce Cinza, e os músicos Luiz Koch e Patrícia, Victor Szchultz.

Leia também: Mais de mil motocicletas são esperadas no ‘Moto Café’ que acontece dia 25 em Piraí do Sul

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA 📢🏠 Construtora Pride anuncia novo condomínio em PG Talk show debate o papel das mulheres no turismo local Conect ACIPG promove semana de inovação 📢 🚧INVESTIMENTOS EXPRESSIVOS Obras da EPR Litoral Pioneiro geram melhorias e empregos na região 📢 Castro realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher nesta sexta-feira #castro #cidades #camposgerais #bnt #online