#VCcomaBNT Destaque

Massoterapeuta de PG luta contra câncer e pede ajuda para arcar com tratamento

Com a perspectiva de 8 meses a um ano de quimioterapia, Karine vai ter despesas de locomoção, medicamentos e alimentação que podem chegar a R$10 mil

Karine Ferreira da Rosa, de 41 anos, está lutando contra um raro linfoma diagnosticado em novembro de 2023. Com o início do tratamento de quimioterapia em Curitiba se aproximando, ela pede ajuda através de doações em Pix para custear os gastos que irão acompanhar todo o seu processo, tais como locomoção, medicamentos e alimentação.

Segundo Karine, a espera de 70 dias para o início do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassou o prazo previsto pela Lei 12.732/2012, que determina que pacientes oncológicos devem iniciar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico. A liberação para o exame PET-CT, necessário para o início da quimioterapia, foi obtida nesta quinta-feira (18), com a realização agendada para hoje (19).

Diagnóstico e exame

O exame PET-CT vai identificar em qual parte do organismo de Karine o câncer está se infiltrando, pois como se trata de um câncer raro e tudo começou em formato de herpes na região de boca e, em uma semana, tomou uma proporção inesperada, não se sabe como o câncer pode ter evoluído dentro do organismo de Karine.

Após realizar uma biópsia há cerca de um ano, onde não foi detectada a doença inicialmente, outro nódulo apareceu seis meses depois, na língua, onde foi preciso realizar outra cirurgia.

Clique aqui e acesse a vaquinha

Custos para realizar o tratamento

Embora a Prefeitura de Ponta Grossa forneça transporte da paciente até um hospital de Curitiba para realizar o tratamento, os custos relacionados ao tratamento pesam no bolso da família, que não tem condições de arcar. Com a perspectiva de 8 meses a um ano de quimioterapia, Karine conta que despesas com locomoção até Curitiba, medicamentos não disponibilizados pelo SUS e alimentação irão girar em torno de R$10 mil.

Casada e mãe de dois filhos, um adolescente de 17 anos e uma bebê de 1 ano e 6 meses, além de ser massoterapeuta, Karine enfrenta desafios tanto físicos quanto emocionais. Para lidar com os custos ela criou uma vaquinha online onde qualquer pessoa pode ajudar com qualquer valor.

Clique aqui e acesse a vaquinha

Além da vaquinha, há também a opção de fazer doações por Pix através da chave 4299041310.

Karine lamenta a necessidade de se afastar de sua profissão para buscar aposentadoria por doença pelo INSS devido ao câncer, mas permanece otimista de que vai conseguir ajuda das pessoas e enfim tratar a doença.

Leia também: Morador de PG pede ajuda para custear cirurgia de emergência na perna


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone