MEC deposita R$ 1 mil e bônus do Enem para beneficiários do Pé-de-Meia
Os recursos podem ser mantidos na poupança da Caixa ou aplicados no Tesouro Direto, opção disponível no aplicativo Caixa Tem

O Ministério da Educação (MEC) realiza nesta quarta-feira (4) o pagamento de duas parcelas do programa Pé-de-Meia 2025 para estudantes beneficiados que nasceram nos meses de setembro e outubro.
Uma das parcelas corresponde ao incentivo pela conclusão de uma série do ensino médio em 2025. A segunda é destinada exclusivamente aos estudantes que concluíram o ensino médio e participaram dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os depósitos seguem um calendário escalonado conforme o mês de nascimento dos beneficiários e são realizados diretamente nas contas da Caixa Econômica Federal, abertas automaticamente em nome dos estudantes participantes do programa.
Calendário de pagamentos
Confira as datas previstas para os depósitos do programa:
-
Janeiro e fevereiro: 26 de fevereiro
-
Março e abril: 27 de fevereiro
-
Maio e junho: 2 de março
-
Julho e agosto: 3 de março
-
Setembro e outubro: 4 de março
-
Novembro e dezembro: 5 de março
Os valores pagos incluem R$ 1.000 referentes ao incentivo educacional e mais R$ 200 para estudantes que participaram do Enem de 2025.
Quem pode sacar o dinheiro
Os estudantes que concluíram o 3º ano do ensino médio em 2025 podem sacar imediatamente o valor do incentivo de conclusão, além do bônus de R$ 200 caso tenham participado dos dois dias de provas do Enem.
Já os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da rede pública recebem o depósito de R$ 1.000, mas o valor permanece bloqueado até a conclusão do ensino médio.
Os recursos podem ser mantidos na poupança da Caixa ou aplicados no Tesouro Direto, opção disponível no aplicativo Caixa Tem.
Confirmação de dados pelas redes de ensino
O MEC explica que o pagamento do benefício não é automático ao final do ano letivo. Para que o depósito seja realizado, é necessário que as redes de ensino confirmem as informações dos estudantes.
Esse processo ocorre em duas etapas:
-
confirmação da aprovação ao final do ano letivo;
-
confirmação da conclusão do ensino médio.
Segundo o ministério, o procedimento busca garantir mais segurança e precisão nas informações da política pública.
Possíveis atrasos nos pagamentos
Caso haja atraso no envio de dados pelas redes de ensino, o governo federal informou que os pagamentos poderão ocorrer em uma das cinco datas previstas até o início de julho.
O prazo final para o envio das informações pelas secretarias de educação é junho. Caso o pagamento não seja realizado na primeira data prevista, o estudante deve aguardar a atualização dos dados.
Os beneficiários podem acompanhar sua situação por meio da página Consulta Pé-de-Meia, acessível com a conta Gov.br em computador, celular ou tablet.
Sobre o programa
O Pé-de-Meia beneficia cerca de 4 milhões de estudantes do ensino médio público em todo o Brasil. O programa oferece um incentivo financeiro educacional para alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A iniciativa funciona como uma espécie de poupança estudantil, com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens na escola e estimular a conclusão do ensino médio, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-61-61-61 ou acessar o site oficial do programa. (As informações são da Agência Brasil)
Leia também Furto de celular e roubo podem ter penas maiores após decisão do Senado























