SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Médica deixa gestante sozinha durante parto e é condenada no Paraná

Médica em Campo Largo é condenada por violência obstétrica após negar anestesia e deixar grávida sozinha durante o parto em 2022.

Médica deixa gestante sozinha durante parto e é condenada no Paraná
Reprodução
Publicidade

Uma médica foi condenada pela Justiça de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, por violência obstétrica cometida contra uma gestante em fevereiro de 2022. A decisão inclui pena de sete meses de detenção, além do pagamento de indenização de R$ 5 mil à vítima.

Negativa de anestesia e abandono da paciente

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR), a profissional se recusou a fornecer anestesia ou qualquer tipo de medicamento, afirmando que “não fornecia analgesia nem mesmo a pacientes de convênio e, muito menos, do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A gestante, em trabalho de parto e sentindo fortes dores, foi deixada sozinha em um quarto escuro por diversas horas, sem qualquer acompanhamento médico ou de enfermagem. Mesmo diante dos pedidos de ajuda, não recebeu assistência.

Ofensas durante o parto

Além da negligência, a médica ainda teria culpado a paciente pela demora no nascimento da criança, afirmando que “o bebê não nascia porque a mãe não fazia força direito”. A conduta foi classificada pelo MPPR como violação à assistência humanizada que deve ser garantida às mulheres no momento do parto.

Sentença e possibilidade de recurso

A decisão da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca determinou que a médica cumpra pena de sete meses de detenção. No entanto, a Justiça abriu a possibilidade de substituição da pena por medidas alternativas, como prestação de serviços comunitários e pagamento de prestação pecuniária equivalente a um salário mínimo.

Esse é um dos primeiros casos de violência obstétrica reconhecidos pela Justiça do Paraná. A médica ainda pode recorrer da decisão.

Leia também: Mulher foi brutalmente agredida antes de ter casa queimada em PG

Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →