As ações adotadas pelo governo brasileiro devem reduzir pela metade o impacto do tarifaço dos Estados Unidos na economia nacional. A estimativa consta no boletim Macrofiscal, divulgado nesta quinta-feira (11) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.
PIB e empregos
De acordo com o estudo, sem medidas compensatórias, o Produto Interno Bruto (PIB) sofreria uma queda de 0,2 ponto percentual. Com a resposta do governo, o impacto esperado cai para 0,1 p.p.
No mercado de trabalho, a perda de empregos passaria de cerca de 138 mil postos para 65 mil. A maior parte da redução seria na indústria (de 71,5 mil para 33,7 mil), seguida pelos serviços (de 51,8 mil para 24,4 mil) e pela agropecuária (de 14,7 mil para 6,9 mil).
Inflação e balança comercial
O impacto do tarifaço sobre a inflação é de 0,1 p.p.. Com isso, a projeção da SPE para o IPCA de 2025 foi revista de 4,9% para 4,8%.
Segundo a secretaria, a maior disponibilidade de produtos no mercado interno ajuda a compensar parcialmente a queda no saldo da balança comercial.
Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa
Plano Brasil Soberano
As medidas do governo estão centralizadas no Plano Brasil Soberano, que inclui:
-
linhas de crédito com condições especiais para exportadores e pequenas empresas;
-
adiamento do pagamento de tributos;
-
exigência de manutenção de empregos em troca de benefícios;
-
compras governamentais para estimular setores mais atingidos.
O objetivo é dar fôlego às empresas que perderam competitividade no mercado norte-americano, além de incentivar a busca por novos destinos de exportação.
O tarifaço dos EUA
Em julho de 2025, os Estados Unidos anunciaram tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros, somando-se aos 10% já aplicados em abril. Assim, alguns itens passaram a enfrentar uma taxa total de 50%.
A medida atinge especialmente minerais não metálicos, produtos de metal, máquinas e equipamentos, eletrônicos, móveis e itens agropecuários.
Em 2024, as exportações brasileiras para os EUA somaram US$ 40,3 bilhões, equivalentes a 12% do total exportado. Desse valor, US$ 16,4 bilhões foram diretamente afetados pelo tarifaço, segundo o governo.




Add Comment