O ponta-grossense Valentim Enrico Sikorski é um fenômeno do xadrez da cidade. Com apenas 8 anos, o enxadrista já acumula mais de 100 medalhas e um tricampeonato municipal de xadrez. A história de Valentim começou aos cinco anos, quando passou a praticar o esporte de tabuleiro. Apesar da pouca idade, o garoto já participou de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, incluindo o sul-americano de Xadrez.
O “Menino do Chapéu”, como é conhecido, competiu em 49 campeonatos em 2024 e conquistou 23 títulos. Valentim recebeu esse apelido por sempre usar um chapéu branco durante suas partidas. Seus pais, Bruno e Amanda, acompanham de perto a carreira vitoriosa do jovem prodígio, que também faz parte do programa Prata da Casa, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, que concede bolsas de auxílio financeiro para sua participação em campeonatos dentro e fora da cidade.
Além dos grandes feitos nas mesas de xadrez, Valentim se destaca como neto, ensinando as técnicas do jogo para sua avó. Depois de muito aprendizado com o neto, dona Rosa entrou para o mundo das competições e já conquistou um título no Circuito de Xadrez do Sesc, na categoria acima de 60 anos. Agora, avó e neto brilham juntos no cenário do xadrez de Ponta Grossa.