Destaque Ponta Grossa

Mês de julho é alvo de campanhas contra hepatites virais em PG

Testes podem ser feitos no SAE de PG

Consideradas um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo, as hepatites virais são infecções silenciosas. Nos casos mais graves também se manifestam através de sintomas como dor abdominal, pele e olhos amarelados, além de urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B, e C, que chegaram a contaminar mais de 718.000 pessoas entre 2020 e 2021, segundo dados do Ministério da Saúde.

A campanha “Julho Amarelo”, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, tem como objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. Em Ponta Grossa, a faixa etária mais atingida pelo vírus está entre 30 e 49 anos. Dos diagnósticos obtidos de 2020 até o atual momento, 46 homens positivaram para as hepatites B ou C, enquanto 24 mulheres foram diagnosticadas com a doença no mesmo período.

A transmissão pode ocorrer por via parental ou por via sexual, além de contato com sangue contaminado. O diagnóstico da infecção pode ser realizado através de exames de sangue ou testes rápidos, e, a depender da avaliação médica, são utilizados antirretrovirais disponibilizados no SUS para o tratamento.

As principais formas de prevenção das hepatites B e C incluem a vacinação, o uso correto de preservativos durante relações sexuais e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como agulhas, seringas, lâminas de barbear ou escovas de dentes.

SERVIÇO
Os testes rápidos podem ser feitos na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado do Município (CTA/SAE), que fica na rua Comendador Miró, 1420. O atendimento de segunda a sexta é das 7h às 16h.

Leia também: Motocicleta roubada é encontrada dentro de córrego em bairro de PG


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone