Paraná

Ministra da Cultura visita Parque Tecnológico Itaipu e destaca parcerias e políticas culturais

Gabriel/Itaipu Binacional
Essa visita reforça o compromisso do PTI em unir-se a parcerias com instituições como o MinC, no desenvolvimento de políticas culturais e o crescimento econômico

Na última sexta-feira, 07 de junho, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, realizou uma visita ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Durante a visita, a ministra ressaltou a importância da colaboração entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Itaipu Binacional, enfatizando a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos que beneficiem a cultura e a economia da região.

Diálogo e Políticas de Fronteira — O encontro marcou o início de um diálogo promissor entre o PTI e o MinC. O diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, destacou as diversas iniciativas que estão em consonância com as políticas já implementadas pelo Ministério da Cultura.

Essa visita reforça o compromisso do PTI em unir-se a parcerias com instituições como o MinC, visando o desenvolvimento de políticas culturais que promovam a inclusão social e o crescimento econômico.

Margareth Menezes destacou que é essencial reconhecer a cultura como um motor de desenvolvimento econômico e transformação social. “Precisamos deixar de tratar a economia da cultura sem uma visão de potencial. A cultura transforma vidas”, afirmou a ministra. Ela também mencionou que a cultura está intrinsecamente ligada ao turismo, servindo como uma âncora que enriquece a experiência turística, resgata memórias e preserva a história.

Além disso, também destacou que a importância das políticas de fronteira, um tema já em pauta no MinC, que está explorando a criação de uma Lei Rouanet específica para as culturas de fronteira.

Junto ao diretor de turismo, estiveram presentes a diretora administrativo-financeiro do PTI, Clerione Herther; Juca Rodrigues, diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu; Thaísa Praxedes, diretora cultural também da Fundação Cultural; Silvana Gomes, gerente de turismo sustentável do PTI; Felipe Cavalcanti, coordenador de cultura do PTI; Jihad Abu Ali, diretor de assuntos internacionais da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; além do time de comitiva da Ministra da Cultura.

Visita à Itaipu Binacional — Além do PTI, a ministra também visitou a Itaipu Binacional, conhecendo o funcionamento da usina hidrelétrica.

Aline Teigão, gerente da divisão de iniciativas de turismo da Itaipu, destacou que as nos 50 anos de história, a empresa soma inúmeras iniciativas voltadas a pauta da cultura. “A partir dessa articulação junto com PTI e o MinC, podemos criar iniciativas que não só preservem nossa herança cultural, mas também incentivem o desenvolvimento econômico e social das comunidades originárias da região, e dos municípios lindeiros,” afirmou Aline.

A ministra enfatizou que o Brasil está em um momento de reconstrução e que o mundo está aberto para o país. “A cultura é viva e precisa ser tratada com a seriedade e o respeito que merece. Ao reconhecermos seu potencial econômico e social, chegamos mais efetivamente àqueles que mais precisam”, concluiu Margareth Menezes.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil