Uma moradora que acostumava pescar nos finais de semana em um riacho na área rural de Castro denunciou o forte cheiro de esterco e o descarte irregular de excrementos de porcos no local. O problema que já ocorre mais de uma vez é registrado na localidade da Estrada da Ilha, próximo do Aeroporto Municipal e da Castrolanda. Só durante o último fim de semana a água estava com bastante espuma, escura e com peixes mortos.
De acordo com a denunciante, os dejetos vem de uma chácara próxima e são despejados diretamente no rio. “Quando passa próximo ao local já é possível ver o cano de descarte da fossa que passa pelo campo, e com esse problema, os peixes estão morrendo. A fiscalização tem que ir e ver o que está acontecendo, porque o responsável que pode está fazendo isso não vai falar a verdade. Tem pessoas que sabem quem solta esses dejetos. Não sei o que pode ser, a água é espumada e está preta por causa desse problema”, disse a moradora.
A reportagem entrou em contato com o proprietário da chácara que fica perto do riacho. Segundo ele que não quis se identificar, disse que o problema não vem de sua propriedade. “Estou com as fossas bem baixas. Esgotei faz pouco tempo”. Ele também afirmou que recentemente contratou um serviço de esgotar a fossa.
O proprietário também explica que trabalha com suínos há 30 anos “Sou bem ciente e sigo as normas da ADAPAR, isto é, granja cercada, composteira e fossas adequadas”.
IAT
A reportagem também entrou em contato com o Instituto Água e Terra (IAT) de Ponta Grossa para saber se houve registro de denúncia do local. Disseram que até o momento não foi informado, e que as pessoas podem ligar no IAT ou registar a denúncia pelo site.
Leia também: Identificados pai e filho mortos em acidente na rodovia da região