Nos últimos dias, moradores de várias regiões da área rural de Castro, enfrentam a dificuldade de transitar pelas estradas que ficam danificadas, com aberturas de valetas e buracos, cheias de lamas, ficando inacessíveis após as chuvas. Entre as localidades com problema, está as estradas dos distritos do Abapan, Socavão e também da região do Guararema.
A reportagem do Portal Boca no Trombone recebeu diversas reclamações por parte dos moradores que pedem soluções para o conserto das estradas. Um dos leitores reclama que em uma das regiões, um trator foi utilizado para ajudar motoristas que ficaram parados devido a lama. Já outro questionamento é de crianças que moram nas regiões de Invernada, Lagoa Bonita, Palmital e Santa Quitéria que ficam no distrito do Socavão. Elas estudam na Apae e não estão podendo ir para a cidade. Devido a dificuldade perdem os atendimentos de fonoaudiologia e fisioterapia.
Em depoimento para a reportagem, Sebastião Marcondes que mora na região da Invernada e que tem duas filhas especiais, retrata que as estradas estão péssimas. “A situação está muito ruim. Está tudo abandonado”, explica o morador. Já para Neudo Trajano, morador da região de Caratuva, próximo do Rio Ribeira, a situação é a mesma com estradas danificadas, entre lamas e muitos buracos que vão se formando ao longo do tempo.
Neudo destaca que as autoridades como prefeito e vereadores não aparecem para ver as condições das estradas. “Aqui é uma região que está 57 km de Castro e não está difícil de consertar essas estradas, mas o problema é que o pessoal não vem. Manda uma máquina passar e depois não volta mais”. Ele aponta que “dias atrás minha mãe precisou ir em um posto de saúde para pegar remédios, que fica cinco quilômetros de casa, mas chegando o médico não estava. Ficamos sabendo que não haveria atendimento, porque um veículo escolar ficou atravessado em uma estrada, em função das condições de conservação”.
Prefeitura
A reportagem procurou o diretor de Vias Rurais, Neri Anacleto, para comentar sobre a manutenção nas estradas. No entanto, disse que a prefeitura está apurando e que vai retornar assim que possível.
Leia também: Hospital de Castro alerta sobre tentativa de golpe financeiro que pacientes sofreram