Moradores das proximidades do rio Cará-Cará, nas imediações do Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, estão preocupados com uma situação que estaria se repetindo há meses: a morte de peixes e lambaris no leito do rio. Segundo relatos, há cheiro forte de sabão na água.
Imagens feitas por moradores mostram dezenas de peixes mortos boiando no rio, que deságua no Tibagi. A situação, de acordo com os relatos, não é pontual. Os moradores pedem fiscalização urgente por parte dos órgãos ambientais.
O rio Cará-Cará é um dos principais afluentes do Tibagi e corta uma região densamente povoada de Ponta Grossa. Em abril deste ano o Portal BnT recebeu uma denúncia de possível poluição ambiental em área rural da cidade, nas proximidades do km 508, na BR-376. Um morador da localidade, que mantém um tanque de peixes em sua chácara, relatou que os peixes estão aparecendo mortos.
Na época, o morador disse que algum produto poderia estar sendo jogado e provocando a morte dos peixes no tanque.
A chácara fica próxima a diversas empresas, o que levanta suspeitas sobre a origem de possível despejo irregular. “Tem várias empresas ali perto”, contou o proprietário.
Indignado com a situação, ele já teria solicitado ajuda junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ao Instituto Água e Terra (IAT), à Polícia Florestal e até mesmo pelo canal de denúncias 181. No entanto, nenhuma medida teria sido tomada.