Política

Morre a deputada federal Amália Barros (PL), aos 39 anos

A parlamentar, que também era jornalista, estava internada em São Paulo desde o início do mês para retirar o nódulo do pâncreas

A deputada federal Amália Barros (PL), do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo (12), em São Paulo.

A parlamentar, que também era jornalista, estava internada no hospital Vila Nova Star desde o início do mês para retirar o nódulo do pâncreas. Por volta de 01h13, Amália veio a óbito, aos 39 anos de idade. Ela era deputada no primeiro mandato, além de ser vice-presidente do PL Mulher.

Carreira

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal.

Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.

A jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também está internado no mesmo hospital de Amália, lamentou a morte. “Com muita dor, informo o passamento da nossa amiga e irmã Deputada Federal Amália Barros de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos”, disse.

Leia também: Homem fica em estado grave após ser esfaqueado em briga generalizada na região


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone