Mundo

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

973378-27082015-_dsc3058 Boca no Trombone 973378-27082015-_dsc3058
Fernando Frazão/Agência Brasil
Ele recebia cuidados paliativos por causa de um câncer terminal. Mujica estava com 89 anos de idade.

Morreu, nesta terça-feira (13), aos 89 anos, Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. Ele recebia cuidados paliativos por causa de um câncer terminal.Morre Pepe Mujica, ex-presidente do UruguaiMorre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

José Alberto Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, capital uruguaia. Órfão de pai e sob influência da família materna, Mujica defendeu muitas causas desde que se engajou na política.

Com a crise social no Uruguai e o crescente envolvimento de militares no poder, nos anos 1960, restaram a guerrilha e a clandestinidade, no grupo de esquerda Tupamaros.

Quando a pressão dos militares instaurou a ditadura em 1973, Mujica já havia sido preso, protagonizado uma fuga histórica com mais de cem companheiros e preso novamente. Ao todo, passou 15 anos na prisão, entre a tortura e a solitária.

Leia mais: Estudante da UEPG é indiciado por constranger e assediar colegas

Assim como no Brasil, a ditadura militar uruguaia acabou em 1985, libertando Mujica e outros presos políticos. Até hoje, cerca de 200 pessoas continuam desaparecidas no país vizinho.

Mujica se tornou deputado e senador. Depois oficializou o casamento com a companheira de décadas, a ex-militante e senadora Lucía Topolansky. Após ser ministro da Agricultura, Pepe Mujica foi, enfim, eleito presidente do Uruguai, em 2009.

O ex-presidente e senador do Uruguai José Mujica durante encontro com estudantes na concha acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no campus do Maracanã (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Apesar de rotulado como “o presidente mais pobre do mundo”, por manter uma vida simples, um fusca azul e doar a maior parte do salário, Mujica assumiu o Uruguai com um Produto Interno Bruto (PIB) anual de US$ 32 bilhões. Cinco anos depois, o PIB quase dobrou, passando para mais de US$ 61 bilhões de dólares.

A presidência de Mujica também foi marcada pela descriminalização do aborto, pela legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e pela derrubada da Lei da Anistia.

Agricultor, ateu, guerrilheiro.  As imagens e as palavras do ex-presidente uruguaio hoje correm o mundo, como exemplo da sabedoria e da resistência latino-americana.

Em uma das suas últimas entrevistas, em janeiro deste ano, Mujica contou, com a mesma sobriedade com que encarou a vida, que seu câncer no esôfago havia se espalhado e era hora de descansar: “Quero me despedir, dos meus companheiros e dos meus compatriotas, terminou meu ciclo. O guerreiro tem direito a seu descanso”.

*Com informações da Agência Brasil 

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

AVIÃO CAI NA ÍNDIA 📢🏠 Construtora Pride anuncia novo condomínio em PG Talk show debate o papel das mulheres no turismo local Conect ACIPG promove semana de inovação 📢 🚧INVESTIMENTOS EXPRESSIVOS Obras da EPR Litoral Pioneiro geram melhorias e empregos na região 📢 Castro realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher nesta sexta-feira #castro #cidades #camposgerais #bnt #online 📢 👨‍🏫Cursinho Popular da Igrejinha de Uvaranas completa 18 anos e busca professores voluntários