Mais de 300 motociclistas participaram, entre os dias 20 e 22 de junho, do Encontro Nacional Vstrom Brasil, evento que promoveu passeios e visitas a pontos turísticos dos Campos Gerais do Paraná. Com roteiros por diversas cidades da região, o encontro teve apoio do Viaje Paraná, órgão estadual de promoção do turismo, e impactou diretamente a economia local, principalmente nos setores de hospedagem, alimentação e serviços.
O grupo percorreu atrativos como o Parque Estadual Vila Velha e o Buraco do Padre, em Ponta Grossa; o Parque Histórico de Carambeí; além do tradicional Rastro da Serpente, em Adrianópolis. Parte do trajeto foi feito pela Rota 01, o primeiro roteiro oficial de mototurismo do país, que liga Ponta Grossa ao litoral paranaense, em um percurso de 400 km (ida e volta).
De acordo com Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, o perfil do turista sobre rodas é bem definido: “Eles valorizam paisagens, evitam grandes centros, gostam do contato com a natureza e de conhecer locais históricos. O transporte, nesse caso, é a principal motivação para a viagem”, afirma.
O evento reuniu participantes de diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do Paraná, um dos grupos de destaque foi o “Amigos do Rolê”, de Campo Mourão. Rodrigo Barbosa, um dos organizadores do encontro, destaca o impacto positivo do evento para o turismo regional. “Foi nosso primeiro encontro em escala nacional e a experiência superou as expectativas. Tivemos mais de 400 inscritos e cerca de 300 participantes efetivos. O roteiro proporcionou vivências culturais e ajudou a movimentar a economia local”, avalia.
Empreendimentos da região também sentiram os efeitos positivos. Max Schimidt, sócio da Rota 513 Bar e Restaurante e do Portal dos Campos Camping e Cabanas, ambos no distrito de Itaiacoca, recebeu parte do grupo em seus estabelecimentos. “Esse tipo de evento é essencial para fortalecer o turismo de base regional. Estamos próximos de atrativos como o Parque Vila Velha e o Buraco do Padre, e isso amplia o potencial da nossa rede de hospedagem e alimentação”, afirma.
No sábado (21), cerca de 170 motociclistas participaram de uma Driving Experience no Parque Vila Velha – modalidade que permite imersões guiadas sobre rodas dentro do atrativo. A ação bateu o recorde anterior do parque com 100 motos simultâneas. Os visitantes foram conduzidos por trilhas até pontos como a Lagoa Dourada, Furnas e os icônicos arenitos.
Bruno Henrique Gonçalves, guia da modalidade Driving Experience, explica que grupos organizados podem agendar visitas com veículos, desde que cumpram requisitos específicos. “Motociclistas, jipeiros e ciclistas que buscam esse tipo de vivência encontram no parque um cenário ideal para turismo de aventura com segurança e estrutura.”
A motociclista Adriana Rocha, que participou do encontro ao lado do marido e veio do Rio de Janeiro, resume a experiência: “Foi nossa primeira vez no Paraná e conhecer o Parque Vila Velha com esse grupo foi incrível. Estar aqui, em meio a tantas motos, num cenário tão especial, é um privilégio”.
Com supervisão de Marcos Silva.
Comentar