SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Últimas

MP denuncia vereadora por desvio de R$ 1,6 milhão de associação de proteção animal

Investigação aponta que valores destinados ao cuidado de animais teriam sido utilizados para despesas pessoais; parlamentar e irmã são acusadas de peculato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro

MP denuncia vereadora por desvio de R$ 1,6 milhão de associação de proteção animal
Ilustração
Publicidade

O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou uma vereadora e a irmã dela pelos crimes de peculato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro após investigação sobre um suposto esquema de desvio de recursos da Associação Defensora dos Animais de Londrina (ADA Londrina).

Segundo a denúncia apresentada pela 26ª Promotoria de Justiça de Londrina, os valores desviados podem chegar a R$ 1.617.629,13. O montante envolve recursos públicos recebidos pela entidade por meio do Programa Nota Paraná, além de doações feitas por particulares para auxiliar no cuidado dos animais.

De acordo com as investigações do MPPR, o esquema teria envolvido 864 saques fracionados em dinheiro realizados a partir da conta de uma terceira irmã das denunciadas, que mora no exterior. Conforme a Promotoria, a movimentação teria como objetivo dificultar o rastreamento dos valores.

O Ministério Público aponta que parte do dinheiro teria sido utilizada pela agente pública e familiares para pagar despesas pessoais, incluindo planos de saúde, compras em aplicativos e gastos em restaurantes.

Ainda segundo a denúncia, a vereadora, que ocupava a função de presidente e administradora da associação, teria centralizado a gestão financeira da entidade e se apropriado de valores para quitar contas particulares. Já a irmã denunciada teria ocupado cargos considerados de fachada, permitindo a continuidade dos desvios e também sendo beneficiada pelo esquema.

Entidade passou por intervenção

A ADA Londrina, que chegou a abrigar aproximadamente mil animais, entre cães, gatos e animais de produção, atualmente está sob gestão da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-Londrina). A intervenção ocorreu após pedido feito pelo Ministério Público.

Além da condenação pelos crimes apontados na denúncia, o MPPR pede que seja determinada uma indenização mínima de R$ 1.617.629,13, acrescida de juros e correção monetária, como forma de reparação aos prejuízos causados à entidade.

Outra denúncia envolve maus-tratos

A vereadora também responde a outra denúncia apresentada pela 20ª Promotoria de Justiça de Londrina. Nesse caso, ela é acusada de crimes de maus-tratos a animais, poluição ambiental por descarte irregular de resíduos sólidos, incluindo carcaças de animais, e tráfico de drogas relacionado à manutenção de substâncias sem indicação de uso.

De acordo com o Ministério Público, esses fatos teriam ocorrido entre janeiro de 2019 e maio de 2025.

As denúncias ainda serão analisadas pelo Poder Judiciário, e as investigadas terão direito à defesa durante o andamento dos processos. (Com assessoria)

Leia também Frente Parlamentar é criada na Assembleia para fortalecer produção de peixes no Paraná

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →