Brasil

Número de jovens ‘nem-nem’ sobe para 5,4 milhões em 2024, diz Ministério do Trabalho

Imagem: Agência Brasil
Os 'nem-nem' são os jovens de 14 à 24 anos que não estudam, nem trabalham e não buscam emprego. Percentual subiu em relação à 2023

O número de jovens, entre 14 e 24 anos, que não trabalham e nem estudam subiu em 2024. Se nos três primeiros meses do ano passado, o contingente de jovens “nem-nem” somava 4 milhões de pessoas, no mesmo período deste ano o número cresceu para 5,4 milhões.

O levantamento foi feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. Os dados foram divulgados durante o evento Empregabilidade Jovem, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) nesta segunda-feira (27), em São Paulo.

Dados

Cerca de 17% da população brasileira é formada por jovens entre 14 e 24 anos. Desse total, 14 milhões de jovens tinham uma ocupação no primeiro trimestre deste ano. Já os jovens que só estudam somam 11,6 milhões de pessoas.

O levantamento também apontou que houve, recentemente, um crescimento no número de aprendizes e de estagiários no país. No caso dos aprendizes, só entre os anos de 2022 e 2024 houve um acréscimo de 100 mil jovens que passaram para a condição de aprendizado. Em abril deste ano eles já somavam 602 mil, o dobro do que havia em 2011.

Já em relação aos estágios, o crescimento foi 37% entre 2023 e 2024, passando de 642 mil adolescentes e jovens nessa condição para 877 mil neste ano.

Leia também: Polícia encontra 50kg de maconha em ônibus e dupla acaba presa na região


Agência Brasil

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone