Obras do Centro Oncológico avançam e devem transformar tratamento do câncer em Ponta Grossa
Além de representar um avanço tecnológico para a Santa Casa, o novo equipamento deverá ampliar significativamente a capacidade de atendimento

As obras do novo Centro Oncológico da Santa Casa de Ponta Grossa avançam para a fase final e já começam a projetar uma nova realidade para o tratamento do câncer na região dos Campos Gerais. Durante visita técnica realizada nesta sexta-feira (29), o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, destacou a importância do investimento realizado pelo Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, e afirmou que a estrutura contará com um dos equipamentos de radioterapia mais modernos do mundo.
Segundo Massuda, a construção do bunker radiológico está em estágio avançado e se aproxima do momento de inauguração. O espaço abrigará um acelerador linear de última geração, equipamento que permitirá tratamentos mais precisos e eficazes para pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O diferencial é a precisão. Você consegue realizar o tratamento de forma mais localizada na região do tumor, aumentando a efetividade e reduzindo os efeitos colaterais da radioterapia”, explicou o secretário.
Além de representar um avanço tecnológico para a Santa Casa, o novo equipamento deverá ampliar significativamente a capacidade de atendimento. A estimativa é de que sejam realizados entre 60 e 80 tratamentos por dia, beneficiando pacientes de Ponta Grossa e de toda a região dos Campos Gerais.
Massuda ressaltou que a iniciativa integra uma estratégia nacional de fortalecimento da assistência oncológica. Ele lembrou que o Brasil possui um dos maiores programas de expansão da radioterapia do mundo, iniciado ainda em 2011, e que agora ganhará uma nova etapa com a aquisição de mais 80 aceleradores lineares pelo Ministério da Saúde.
“Estamos investindo em um conjunto de ações voltadas ao câncer, incluindo radioterapia, novos medicamentos, cirurgias especializadas e até a incorporação de cirurgias robóticas pelo SUS”, afirmou.
Referência regional
De acordo com o secretário, o investimento fortalece o papel de Ponta Grossa como polo regional de saúde de alta complexidade. Atualmente, muitos pacientes precisam se deslocar para outras cidades do Paraná em busca de tratamento especializado. Com a nova estrutura, a expectativa é reduzir esse deslocamento e ampliar o acesso aos serviços oncológicos.
“Antes muitos pacientes precisavam ir para Curitiba. Agora, cada vez mais eles poderão ser atendidos em Ponta Grossa. Isso fortalece a cidade como centro de assistência, formação de profissionais, pesquisa e inovação em saúde”, destacou.
Massuda também mencionou a implantação do programa federal Agora Tem Especialistas, que prevê transporte sanitário para pacientes que necessitam de tratamentos especializados, como oncologia e hemodiálise, facilitando o acesso da população dos municípios da região aos serviços oferecidos na cidade.
Para o Ministério da Saúde, a nova estrutura representa um passo importante na descentralização dos tratamentos de alta complexidade e no fortalecimento do SUS, consolidando Ponta Grossa como uma das principais referências em oncologia do Paraná.
Leia também Gleisi destaca investimentos federais em saúde e reforça parceria com Ponta Grossa























