Em ritmo acelerado, as obras do elevador panorâmico de Vila Velha, em Ponta Grossa, já alcançam 22% de execução. O projeto, que integra o processo de revitalização do antigo Teleférico Vertical da Furna dos Andorinhões, tem previsão de conclusão para outubro de 2026 e promete transformar o turismo nos Campos Gerais.
A iniciativa é conduzida pela concessionária Soul Vila Velha, responsável pela administração do Parque Estadual de Vila Velha, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O investimento é de R$ 13,2 milhões, custeado integralmente pela empresa concessionária.
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, destacou o impacto do novo atrativo. “Essa estrutura vai permitir uma descida de 54 metros até as entranhas da terra. Lá embaixo, os visitantes terão uma visão única da formação geológica da Furna dos Andorinhões. É um novo cartão-postal para o nosso Paraná”, afirmou.
Atualmente, as equipes técnicas concluíram a desmontagem completa da sala de máquinas e dos componentes internos do antigo equipamento. As estruturas metálicas estão sendo retiradas gradualmente e seguirão para oficinas especializadas, onde passarão por revitalização. Paralelamente, ocorrem serviços de terraplenagem e preparação do acesso para guindastes e caminhões, essenciais à montagem da nova estrutura.
Confira mais matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Segundo o cronograma, a fase de “rigging”, que marca o início da instalação das novas bases metálicas, deve começar em janeiro de 2026. A infraestrutura elétrica e de dados já está praticamente finalizada.
Além de resgatar um símbolo histórico do parque, a reativação do elevador panorâmico deve aumentar em até 50% o número de visitantes. Em 2024, o Parque de Vila Velha recebeu cerca de 70 mil pessoas. Para o gestor da Soul Vila Velha, Leandro Ribas, o projeto é um marco para o turismo sustentável do Paraná.
Todo o processo é acompanhado por especialistas ambientais para garantir a segurança da fauna e da flora locais, especialmente das colônias de andorinhões que habitam as rochas da Furna. Uma nova campanha de coleta de dados ambientais também reforça o compromisso do Estado com a preservação e sustentabilidade.
Parque Estadual de Vila Velha
Localizado a uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual do Paraná e reúne atrações como os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. As bilheterias funcionam até as 15 h, e o parque recomenda chegada pela manhã para aproveitar as trilhas e opções de aventura, como tirolesa, arvorismo e cicloturismo.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas aqui.
*Com informações da AEN




Add Comment