A Operação Inverno 2025, voltada à proteção da população em situação de rua, foi intensificada em Ponta Grossa devido as temperaturas negativas que podem atingir a cidade nos próximos dias. Conforme o Simepar, a temperatura na quarta-feira (25) deve chegar a -1°C .
Entre as principais medidas está a ampliação do horário de funcionamento do Centro POP, que passou a atender das 7h às 19h durante a semana e das 8h às 11h aos sábados. O espaço oferece banho quente, alimentação, guarda de pertences, atendimento técnico e escuta qualificada. A iniciativa é coordenada pela Fundação de Assistência Social (FASPG) e envolve diversas secretarias municipais.
A operação também organiza os fluxos de encaminhamento ao Albergue Municipal para evitar aglomerações, oferece refeições em parceria com o Restaurante Popular e mantém um espaço de permanência temporária no Centro POP até a abertura do albergue no período noturno.
Além do Albergue, que funciona por demanda espontânea, a rede de acolhimento municipal conta com a Casa da Acolhida (cerca de 50 vagas) e com o Ministério Melhor Viver (cerca de 60 vagas), ambos acessíveis por encaminhamento do Centro POP.
“Ninguém vai enfrentar esse frio sozinho. Temos estrutura, temos equipe e temos compromisso com quem mais precisa”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Para fortalecer a ação durante os dias de frio intenso, a Prefeitura realizou uma reunião intersetorial com a FASPG, Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e Secretaria de Projetos Estratégicos. O encontro alinhou ações como:
-
Ampliação de vagas de acolhimento
-
Intensificação da abordagem social
-
Reforço no atendimento em saúde mental
-
Ações de segurança e combate ao tráfico
A Operação Inverno também atua na promoção da cidadania. Neste mês, o projeto “Pertencer POP” foi lançado pelo Centro POP em parceria com o CEJUSC, oferecendo apoio jurídico e social. Também foram realizadas campanhas de vacinação e encontros com órgãos como a Justiça Federal e instituições da sociedade civil.
A presidente da FASPG, Tatyana Belo, reforça que o trabalho vai além da emergência: “Garantir abrigo, comida e cuidado em um momento de frio intenso é uma questão de humanidade. Mas nosso foco também é a inclusão e a dignidade durante o ano todo.”
Como ajudar
A população pode colaborar com a Operação Inverno acionando o Serviço de Abordagem Social:
-
Adultos: (42) 98879-3792 / (42) 98882-6567
-
Crianças e adolescentes: (42) 98882-5514
A campanha “PG Sem Frio”, promovida pelo Selo Social da Secretaria de Família e Desenvolvimento Social, segue arrecadando agasalhos, cobertores e calçados em bom estado até 20 de julho. As doações podem ser entregues em diversos pontos da cidade, como a Câmara Municipal, universidades e estabelecimentos parceiros.
Leia mais: Veja qual é a primeira loja confirmada no novo Shoping Plaza Campos Gerais em PG
Comentar