A Operação Nhapecani Paraná, realizada pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) entre os dias 11 e 13 de outubro, resultou em 313 flagrantes, 87 mandados de prisão cumpridos e a apreensão de 551,4 quilos de maconha. A ação também recolheu porções de cocaína, haxixe e crack, além de 21 armas de fogo e 61 munições.
Com foco em cidades de grande, médio e pequeno porte — além de áreas urbanas e rurais —, a operação mobilizou 5,4 mil policiais militares e 2,2 mil viaturas. No total, foram abordadas 13,2 mil pessoas, com vistoria em 6,9 mil veículos e 814 locais inspecionados em todo o estado.
A ação teve como objetivo reforçar o policiamento ostensivo e o patrulhamento preventivo em regiões de maior circulação e índices de criminalidade. Durante as ações de trânsito, a PMPR emitiu 1,4 mil autos de infração, recolheu 128 veículos ao pátio e recuperou outros 58 que haviam sido furtados ou roubados.
Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa
O nome da operação — Nhapecani — faz alusão a uma espécie de falcão que simboliza a vigilância, coragem e força do povo paranaense. A ave é considerada emblema de liberdade e proteção territorial, refletindo o espírito da ação coordenada pelas forças de segurança.
De acordo com a PMPR, o sucesso da operação reforça a presença estratégica da corporação no combate ao crime e à violência, com atuação sincronizada em diversos pontos do Paraná, incluindo municípios da região dos Campos Gerais, como Ponta Grossa.
As forças policiais continuam realizando ações preventivas e ostensivas em todo o estado com o objetivo de manter a ordem pública, apreender armas ilegais e combater o tráfico de drogas.




Add Comment