Esportes

Operário e Santos já se enfrentaram três vezes em Ponta Grossa. Veja o retrospecto

Imagem: André Johnson | OFEC
Clubes já se enfrentaram em outras três ocasiões distintas: em 1958, em 1979 e em 1988. Veja mais detalhes sobre cada um dos jogos

O Operário Ferroviário joga contra o Santos nesta sexta-feira (14), em Ponta Grossa. Este é o primeiro confronto dos dois alvinegros que será válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.

No entanto, é o quarto encontro dos dois times na Vila Oficinas. De acordo com o escritor José Cação Ribeiro, no livro O Fantasma da Vila (2002), os clubes já se enfrentaram em outras três ocasiões distintas: em 1958, em 1979 e em 1988. Veja mais detalhes sobre cada um deles:

1958

Nos dias 24 e 25 de maio, o time do Santos – sem Pelé, Gilmar, Zito e Mauro de Oliveira, que se preparavam para a Copa do Mundo daquele ano – desembarcou em Ponta Grossa para realizar dois amistosos: um contra o Guarani e o outro contra o Fantasma. Na partida, o Operário até tentou segurar o adversário, mas o confronto terminou com vitória da equipe santista: 2 a 0.

1979

No dia 09 de dezembro, o Santos retornou a Ponta Grossa para um novo amistoso. Desta vez, a equipe veio com força máxima para o jogo, tanto que, logo no primeiro tempo, o alvinegro praiano abriu 3 a 0 em cima do Operário (gols de Pita, Gilberto Costa e um contra de Renatão). No segundo tempo, Adilson marcou para o time de Vila Oficinas e o placar ficou em 3 a 1.

1988

No ano de 88, a equipe princesina realizou vários amistosos contra outras equipes nacionais. Um destes jogos aconteceu no dia 11 de maio, onde o Operário recebeu o Santos, no Estádio Germano Krüger. A partida terminou em 1 a 0 para o Peixe, com gol de Soares aos 13 minutos do segundo tempo. Na equipe santista, nomes como Serginho Chulapa e Rodolfo Rodrigues entraram em campo.

2024

As duas equipes voltam a duelar no Germano Krüger após 36 anos. A partida inicia às 19h e os dois clubes buscam a vitória para chegar perto da liderança da Série B. Tanto o Operário, quanto o Santos, somam 15 pontos até agora, sendo que o Peixe está na quarta colocação e o Fantasma na sexta. 

Fonte: RIBEIRO JÚNIOR, José Cação. O fantasma da vila. Ponta Grossa: UEPG, 2002.

Leia também: Torcedores esgotam ingresso dos setores Ouro e Diamante para jogo contra o Santos no GK


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone