Na tarde de quinta-feira (26), uma equipe da da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência no Pronto Atendimento de Imbituva de lesão corporal entre um paciente e um médico.
No local, a PM fez contato com o médico plantonista, qual relatou que durante o atendimento, o paciente teria começado a questionar de forma exaltada a suposta demora no atendimento, passando a filmar a situação com seu aparelho celular de maneira ríspida. “Ao ser questionado sobre a gravação, iniciou-se uma discussão verbal entre ambos, que, segundo o médico, evoluiu para empurrões mútuos e trocas de xingamentos. Na sequência, a equipe conversou com o paciente, o qual relatou que procurava atendimento para um familiar e, ao se sentir prejudicado pela demora, passou a gravar a situação. Afirmou que, diante da abordagem do médico quanto à filmagem, iniciou-se a discussão, que também teria evoluído para empurrões e xingamentos entre ambos”, destaca a PM.
Já nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Imbituva emitiu um posicionamento sobre o ocorrido. “Na ocasião, a equipe do Pronto Atendimento com a presença de três médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos, todos mobilizados em uma situação de urgência que exigiu a priorização imediata de atendimento a uma gestante em situação de risco, conforme preconizado nos protocolos do SUS. Diante da espera involuntária um usuário demonstrou insatisfação, situação compreensível, porém, comum em ambientes de urgência e emergência, onde os casos mais graves recebem atendimento prioritário, como aconteceu neste caso. Lamentavelmente, durante este momento de tensão, houve uma atitude inadequada por parte de um paciente que adentrou indevidamente e sem autorização em ÁREA RESTRITA destinada aos atendimentos médicos e passou a filmar os profissionais no exercicio de suas funções. Tal conduta configura, além de violação de normas, um total desrespeito ao ambiente de atendimento, com risco à segurança, privacidade e integridade dos pacientes e profissionais”.
A secretaria ainda detalha que “reconhecemos, contudo, que a reação do profissional médico envolvido no episódio foi incompatível com os princípios de conduta ética e profissional que regem o serviço público de saúde. O referido profissional pertence a uma empresa terceirizada que presta serviços médicos ao município, e a Secretaria já notificou formalmente a empresa para o afastamento do profissional com intuito de preservar as partes. Informamos que a Secretaria instaurou procedimento interno para apuração completa dos fatos, ouvindo todas as partes envolvidas. Reafirmamos o compromisso com a transparência, o respeito à população e a valorização dos profissionais de saúde, que diariamente enfrentam situações adversas com responsabilidade e dedicação”.
Por fim, a nota explica “reforçamos que medidas serāo tomadas para reforçar a segurança, a organização dos fluxos de atendimento e a comunicação com os usuários, buscando evitar que episódios como este se repitam”.
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