SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
VC com a BnT

Pacientes da UPA Santana reclamam de demora para serem atendidos e falta de leitos. Unidade diz que é mentira

Pacientes alegam que estão há dias a espera de leitos para serem atendidos, demora de até 12h de espera, além de flagrarem médicos mexendo no celular

upa
Divulgação
Publicidade

Pacientes da UPA Santana enviaram denúncias ao portal BNT para reclamar da demora no atendimento da unidade nesta quimta-feira (05).

Segundo uma paciente, que está com uma infecção no braço, a demora no atendimento chegou a ser passar de 12h. A mulher diz que o marido dela teria visto os médicos do local mexendo no celular no horário de trabalho e, após o flagra, eles finalmente foram atendidos.

Um outro paciente alega que vai há 4 dias na unidade para tentar um atendimento por conta de um nariz quebrado, mas os funcionários do local afirmam que não é possível realizá-lo, devido a falta de leitos no local, além da demora no atendimento. Veja vídeo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=yJSukhnHK_E[/embedyt]

Outra acusação seria de que alguns funcionários estariam em greve. Em nota enviada ao portal, a direção da UPA diz que é mentira o relato dos pacientes. Confira:

Em resposta ao Portal Boca no Trombone, a UPA Santana esclarece que é falsa a alegação de atraso e demora para atendimento médico nesta quinta-feira dia 5 de outubro. Todos os atendimentos realizados ocorreram dentro do tempo previsto nos critérios de classificação de risco e não houve interrupção do serviço por motivos salariais, uma vez que o pagamento ocorre apenas no 5º dia útil do mês, portanto, amanhã (06).

Esclarecendo a situação retratada na reportagem, o paciente LTFO, que aparece na gravação, deu entrada na unidade às 08h49 de hoje e foi atendido pela médica às 09h08, ou seja, em menos de 20 minutos. Como ele já havia sido atendido no dia anterior, mas evadiu da unidade sem aguardar a reavaliação médica, foi mantida a conduta de cadastrá-lo na Central de Leitos para transferência a um hospital. Sendo assim, o paciente estava em observação aguardando vaga externa, portanto, em processo de atendimento.

A UPA esclarece ainda que é importante compreender os tempos de atendimento na unidade, pois, de acordo com o protocolo de classificação de risco a espera pode ser de até 4 horas para o primeiro atendimento médico aos casos não graves. A permanência na unidade, contudo, pode ser superior a esse tempo, pois o paciente pode precisar realizar exames, ser medicado e permanecer em observação, isto é, período em que o paciente está em atendimento, não aguardando atendimento.

Leia também: Motociclista fica ferido após colisão em rua central de Ponta Grossa

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →