Destaque Ponta Grossa

Padres da Igreja dos Polacos realizam missa para iniciar reconstrução de seminário em PG

Construção foi abençoada em missa campal no sábado (13), dia de Nossa Senhora de Fátima

Construído em madeira no início da década de 70, o seminário dos padres da Sociedade dos Servos da Eucaristia está necessitando urgentemente de reforma. E, depois de três anos protelando o início das obras, uma missa campal com a participação de 300 pessoas, no último sábado, abençoou o começo dos trabalhos.

Os padres aproveitaram o dia da padroeira da congregação, Nossa Senhora do Santíssimo, 13 de maio, para pedir as graças de Deus à empreitada. Ao final da missa, houve uma procissão em volta do seminário, que começou a ser reconstruído nesta segunda-feira (15).

 Além da situação física precária, o seminário carece de ser reconstruído para fazer frente ao crescimento que a congregação vem apresentando. “Este ano, estamos com oito seminaristas. Aqui, já tem (morando) dez irmãos, sendo seis padres. É uma graça de Deus esse aumento no número de vocacionados, fruto de muita oração feita pelo crescimento das vocações. E a perspectiva é de ainda mais crescimento. Temos uma parte (da casa) deteriorada, precisa reformar e ampliar para atender os que estão chegando. O projeto visa isso”, ressalta.

 Atualmente, a capela tem capacidade para receber 40 pessoas. No novo projeto, serão 150. “E eventos maiores poderão ser feitos no seminário. Hoje, não temos essa condição. A missa deste sábado, por exemplo, teve de ser feita no lado de fora da casa por falta de espaço”, acrescenta.

História

 A Sociedade dos Servos da Eucaristia é originária da Europa, de países como França e Itália. Os quatro primeiros sacerdotes – três italianos e um brasileiro que havia morado muito tempo na Itália – chegaram a Ponta Grossa em 1978. A congregação foi fundada em 1979. 

Eles conseguiram adquirir o terreno, onde, primeiro, foi erguida uma casa com quatro cômodos e, iniciaram toda a trajetória dos Servos da Eucaristia”, relembra padre Sérgio Rocha. Hoje em dia, a casa funciona como hospedaria.

Tanto no seminário eucarístico como na Reitoria do Sagrado Coração existem cerca de 60 objetos históricos e raros, pouco conhecidos dos fiéis da Diocese. Móveis, obras de arte, cálices, o trono do Santíssimo, um sino vindo da Itália, relíquias da Santa Cruz, de São Pedro Julião, de São Pio X – de quem os primeiros padres eram primos próximos – e de outros santos.

“O trono do Santíssimo, bem conhecido na Igreja dos Polacos, é original do santuário de Caratinga. Relíquias com mais de 50 anos, que contam a história da congregação”, enfatiza padre Sérgio, que além de ecônomo geral, é formador, mestre de noviços e mestre de postulantes da congregação.

Leia também: Manchester City goleia Real Madrid e disputará final da Champions com a Inter de Milão


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR