Edit Template
#VCcomaBNT Ponta Grossa

Após destruição de escola por temporal, pais denunciam dificuldades em nova unidade escolar

Escola destruída no Bom Sucesso em Ponta Grossa Boca no Trombone Escola destruída no Bom Sucesso em Ponta Grossa
Imagens: Marcos Silva
Comunidade escolar de Ponta Grossa reclama de humilhações e restrições após realocação dos alunos; Prefeitura e direção negam irregularidades
Publicidade

No dia 21 de setembro de 2025, a Escola Municipal Dr. José Pinto Rosas, no bairro Bom Sucesso, região da Chapada, em Ponta Grossa (PR), foi destruída por um forte temporal. Desde então, os alunos passaram a frequentar a Escola Frederico Degraf, medida adotada pela Secretaria Municipal de Educação para garantir a continuidade das aulas.

A transferência, porém, gerou insatisfação em parte das famílias. Pais e responsáveis relatam que os estudantes não estariam sendo bem recebidos no novo espaço, citando situações de restrição no uso de banheiros, impossibilidade de utilizar a quadra e a biblioteca, além de refeições consideradas insuficientes em alguns dias.

Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa

De acordo com alguns relatos, crianças da José Pinto Rosas também teriam sido responsabilizadas por mudanças na rotina da escola que as recebeu, como a suspensão de atividades externas.

“Antes da destruição, não tínhamos problemas. As crianças eram bem tratadas, comiam bem, voltavam animadas. Depois que foram para a Frederico, começaram as reclamações de humilhações e restrições”, disse um dos pais.

Gestão escolar e Prefeitura contestam relatos

A gestão escolar e a Prefeitura de Ponta Grossa negam que haja qualquer diferenciação no tratamento dos estudantes. Segundo informações repassadas, os alunos estão em salas organizadas, acompanhados diariamente por pedagogas, estagiárias e monitores, tanto no transporte quanto durante o período escolar.

Quanto à alimentação, foi informado que os cardápios seguem os padrões da rede municipal e que eventuais problemas, como frutas amassadas, teriam ocorrido durante o transporte, sem prejuízo da qualidade da merenda.

Publicidade

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reforçou que “realizou todas as adaptações necessárias para receber os alunos da Escola José Pinto Rosas na Escola Frederico Degraf de forma segura e sem comprometer o andamento das atividades curriculares”.

A SME também negou que haja restrições ou diferenciação no acesso às estruturas. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Educação (SME) esclarece que realizou todas as adaptações necessárias para receber os alunos da Escola José Pinto Rosas na Escola Frederico Degraf de forma segura e sem comprometer o andamento das atividades curriculares para estudantes e professores de ambas as escolas. Além disso, a informação de um suposto racionamento de materiais e de restrições na utilização das estruturas por parte dos alunos da Escola José Pinto Rosas não procede; a SME não admite, em hipótese alguma, uma diferença no tratamento ou nas regras de utilização dos espaços comuns em qualquer unidade da Rede Municipal de Ensino.”

About the author

Lincoln Vargas

Lincoln Vargas

Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.